ESTA PESQUISA VISA DISCUTIR ALGUNS DOS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE E APONTAR PERSPECTIVAS NA CONTEMPORANEIDADE, ASSOCIANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS ANÁLISES BIBLIOGRÁFICAS EMBASADAS EM AUTORES COMO: VYGOTSKY (1991), GILSTER (1997), FREITAS (2010), SOUZA NETO (2018), FREIRE (2021), DENTRE OUTROS. DE POSSE DESSAS INVESTIGAÇÕES PODE-SE OBSERVAR A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM SALA DE AULA, ALÉM DE UTILIZAR UMA DIDÁTICA QUE SEJA ATUALIZADA ÀS DIVERSAS POSSIBILIDADES QUE AS DIFERENTES ÉPOCAS POSSIBILITAM. A CONSIDERAÇÃO DESSES IMPORTANTES FATORES GANHA FORÇA NESTE PERÍODO CONTEMPORÂNEO QUE É MARCADA PELO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E EM ESPECIAL NA INTERNET, QUE ESTÁ INSERIDA NO COTIDIANO DE GRANDE PARTE DAS SOCIEDADES HUMANAS.