QUANDO SE PENSA EM DESENVOLVIMENTO MORAL, NOS REMETEMOS À ORIENTAÇÃO DE COMO DEVEMOS SER E VIVER, O MODO COMO LIDAMOS COM O OUTRO, COM OS COSTUMES, NORMAS E REGRAS ESTABELECIDAS EM NOSSA SOCIEDADE/CULTURA, OU CRENÇAS QUE NOS RECOMENDAM SOBRE ALGO QUE É CERTO, BOM OU JUSTO. ESPERA-SE COM ESSE TRABALHO CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DA COMPREENSÃO DOS ASPECTOS TEÓRICOS DA IDENTIDADE MORAL, APONTANDO PARA NOVOS CAMINHOS DE APLICAÇÃO E ANÁLISES, RECORRENDO FUTURAMENTE A UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE AFERIÇÃO DA IDENTIDADE MORAL EM CRIANÇAS, UTILIZANDO O REFERENCIAL TEÓRICO DA PSICOLOGIA EVOLUTIVA. REALIZOU-SE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO TEMA IDENTIDADE MORAL EM BASES DE DADOS BUSCANDO ANALISAR SEU CONSTRUCTO TEÓRICO, BEM COMO SUAS IMPLICAÇÕES NO CONTEXTO EDUCATIVO E NO DESENVOLVIMENTO MORAL DO EDUCANDO. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA IDENTIDADE, RESULTA NA NECESSIDADE DE INTEGRAR/SINTETIZAR OS ELEMENTOS DA INDIVIDUALIDADE QUE FORAM SENDO FORMADOS AO LONGO DA INFÂNCIA E CONFERIR UNIDADE A ELA, TENDO A SOCIEDADE ADULTA COMO UNIDADE PRIVILEGIADA DE REFERÊNCIA, QUE NECESSITA DE ASSUNÇÃO DE PAPEIS SOCIAIS E OCASIONA A VINCULAÇÃO A VALORES E IDEOLOGIAS CAPAZES DE CONFERIR PERTENCIMENTO E PROPÓSITO A IDENTIDADE. DIANTE DA ATUAL CONJUNTURA, EM QUE VALORES COMO A JUSTIÇA SOCIAL, A DIVERSIDADE E A DEMOCRACIA TÊM SIDO DESCREDITADOS E VIOLADOS, É NECESSÁRIA A AMPLIAÇÃO DE ESTUDOS QUE NOS AUXILIEM, ENQUANTO SOCIEDADE, A COMPREENDER O FUNCIONAMENTO MORAL E, CONSEQUENTEMENTE, A AUXILIAR A FORMAÇÃO DE SUJEITOS E INSTITUIÇÕES COMPROMETIDOS COM OS VALORES EM QUESTÃO.