O conhecimento científico tem o mérito de ampliar a capacidade de compreensão dos alunos, facilitando a identificação e a resolução de situações-problema propostas pelo professor. Através do recurso à cultura, utilizar-se da experimentação e do teatro científico, enquanto espaços lúdicos e criativos, de forma a atrair, motivar e promover o encontro da população em geral, dos estudantes e professores de forma especial com a ciência e a tecnologia. É consenso que a experimentação desperta interesse entre os discentes, independente do nível de escolarização. Os experimentos demonstrativos de impacto visual ajudam a enfocar a atenção do estudante nos comportamentos e propriedades de substâncias e auxiliam, também, a aumentar o conhecimento e a consciência do aluno. Deve-se, então, procurar transformar a curiosidade dos alunos em espírito científico, a fim de despertá-los para o estudo de Ciências e Matemática, em uma didática centrada na associação dos ensinamentos teóricos das supracitadas áreas vinculada à experimentação, utilizando como ferramentas a história da ciência e a dramatização/interpretação teatral, criando um ambiente estimulante e incentivador, transformando conceitos abstratos em observação experimental. Neste contexto, é articula a tríade ensino, pesquisa e extensão, pois é apresentada uma perspectiva ternária na proposição, com igual importância e íntima unidade. A relação tríade é clara, pois ao utilizar os métodos pedagógicos propostos se impede os reducionismos observados na prática universitária. Dessa forma, é proposta desse trabalho a popularização das Ciências Naturais e da Matemática em escolas públicas de ensino fundamental e médio da região do Curimataú (PB), por divulgação do conhecimento científico, a contemplar a experimentação nessas áreas de conhecimento, utilizando métodos pedagógicos diferenciados, a contextualizar o aprendizado teórico em sala de aula e o cotidiano do aluno, com o intuito de instigar os discentes a um maior interesse à Ciência.