A PARTIR DA ATUAÇÃO NO CAMPO DA FOTOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NESTA ÁREA NA REGIÃO DO CARIRI ME SENSIBILIZOU A POUCA VISIBILIDADE DAS FOTÓGRAFAS NO TERRITÓRIO ENQUANTO AUTORAS, CURADORAS DE EXPOSIÇÕES, MINISTRANTES/FACILITADORAS EM CURSOS, EVENTOS, COLETIVOS, PROJETOS E GRUPOS. TAIS REFLEXÕES MOBILIZARAM REFLEXÕES ACERCA DAS QUESTÕES DE GÊNERO INSERIDAS NO “SER FOTÓGRAFA(O)” E O DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA QUE TEM COMO OBJETIVOS: 1. PROBLEMATIZAR DE QUE MODO AS QUESTÕES DE GÊNERO ATRAVESSAM O CAMPO DAS ARTES, E DA FOTOGRAFIA DE MODO ESPECÍFICO; 2. CONTRIBUIR COM UM MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE MULHERES FOTÓGRAFAS DO CARIRI CEARENSE. NA TRAJETÓRIA DA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA DE 2018 A 2020 ME BASEEI NAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS E EMPREGUEI NA COLETA/PRODUÇÃO DE DADOS ENTREVISTAS EXPLORATÓRIAS, QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO E PESQUISA DOCUMENTAL DAS OBRAS EXPOSTAS NA I MOSTRA DE MULHERES FOTÓGRAFAS DO CARIRI. OS DADOS PASSARAM PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO E FORAM CATEGORIZADOS EM QUATRO MARCADORES: I. RELAÇÃO ENTRE O ENSAIO ENCAMINHADO E MEMÓRIAS DE MULHERES; II. EXPERIÊNCIA ENQUANTO MULHER E FOTÓGRAFA NA REGIÃO DO CARIRI; III. EXPOSIÇÃO DE CORPOS FEMININOS NUS; E IV. IDEALIZAÇÃO DO CORPO FEMININO E MULHERES FOTOGRAFANDO MULHERES. RESSALTAMOS ENTRE OS RESULTADOS: POUCO RECONHECIMENTO CREDITADO ÀS MULHERES NA FOTOGRAFIA COMO FENÔMENO JÁ VIVENCIADO PELA MAIOR PARTE DAS ARTISTAS; RELEVÂNCIA DO FOTO SÍNTESE COMO ESPAÇO DE DIÁLOGO E ESTÍMULO À FRUIÇÃO, PRODUÇÃO E REFLEXÃO DA FOTOGRAFIA NA REGIÃO; E A PLURALIDADE DE PERFIS E EXPERIÊNCIAS DAS FOTÓGRAFAS PARTICIPANTES NO TERRITÓRIO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA (RE)CONSTRUÇÃO DA HISTÓRIA E MEMÓRIA LOCAL.