Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

QUAL A “CARA"DO PROFESSOR? REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: IDENTIDADE DOCENTE, PANDEMIA COVID-19, INTERSECCIONALIDADE, NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, Comunicação Oral (CO) ST 21: Gênero, Raça, Etnia, Sexualidade Na Formação Docente
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR O PROJETO DE PESQUISA DE DOUTORADO INTITULADO “QUAL A ‘CARA’ DO PROFESSOR? REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO”. NO DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA DESEJAMOS EXPLORAR AS IDENTIDADES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DURANTE O PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19 NO BRASIL, ESPECIFICAMENTE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. CIENTES DO ATRAVESSAMENTO DAS QUESTÕES DE GÊNERO, CLASSE E RAÇA QUE NOS CONTINUEM E LEVANDO EM CONTA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, ESPECIALMENTE NESSE PERÍODO DE TRABALHO REMOTO, BUSCAMOS COMPREENDER OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DESSES PROFESSORES BEM COMO COMPREENDER DE QUE FORMA DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO OPERA PARA FORJAR TAIS IDENTIDADES. A PESQUISA OCORRERÁ ATRAVÉS DA ANÁLISE DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS, VISUAIS E ESCRITAS, COLHIDAS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. COM ISSO, OS DADOS SERÃO ANALISADOS À LUZ DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA, DADO QUE É NA BASE DO ENTENDIMENTO DE COMO O DISCURSO OPERA QUE PODEMOS QUESTIONAR E LANÇAR O OLHAR PARA ALÉM DOS DISCURSOS EXISTENTES, DAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO E MARGINALIZAÇÃO EXISTENTES ENTRE DISCURSOS, OU PARA COMO OS DISCURSOS PODEM TRABALHAR IDEOLOGICAMENTE NAS RELAÇÕES DE PODER.

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