ESTE TRABALHO FAZ PARTE DA MINHA PESQUISA DE MESTRADO CHAMADA “CANTANDO SOBRE NÓS: A MÚSICA COMO DISPOSITIVO PARA AUTODEFINIÇÃO PARA MULHERES NEGRAS” EM PROCESSO DE ESCRITA, ÀS VÉSPERAS DA QUALIFICAÇÃO. NO PRESENTE ARTIGO, APRESENTO UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ONDE ARTICULO O CONCEITO DE IMAGENS DE CONTROLE E AS REPRESENTAÇÕES DA MULHER NEGRA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA, BEM COMO AS PRODUÇÕES DE ARTISTAS NEGRAS QUE QUESTIONAM TAIS IMAGENS E BUSCAM DESNATURALIZÁ-LAS A PARTIR DA MÚSICA. COM A ANÁLISE DAS CANÇÕES PROCURO IDENTIFICAR AS IMAGENS DE CONTROLE E QUAIS ESTEREÓTIPOS ELAS REFORÇAM NAS CANÇÕES; EVIDENCIAR MÚSICAS QUE DESAFIAM TAIS IMAGENS DE CONTROLE E TAMBÉM EVIDENCIAR COMO A MÚSICA PODE SER POTENTE NA CRIAÇÃO E DIFUSÃO DE IMAGENS DE MULHERES NEGRAS AUTODEFINIDAS. A ARTE SE MOSTRA UMA FERRAMENTA QUE COM SUA SENSIBILIDADE, LINGUAGEM E ESPAÇO PARA EXPRESSÃO POLÍTICA PODE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ROMPIMENTO COM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DISTORCIDAS SOBRE A CONDIÇÃO DE MULHER NEGRA NA SOCIEDADE E, TAMBÉM, NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE ATRAVÉS DE CANÇÕES QUE EXPRESSAM A RESISTÊNCIA AS OPRESSÕES DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE, CONSTRUINDO VALORES POSITIVOS DE AUTOAFIRMAÇÃO, IDENTIDADE E SENTIMENTO DE PERTENÇA.