O ESPAÇO ESCOLAR PODE VIR A REPRODUZIR DIFERENÇAS EXISTENTES PELAS CONSTRUÇÕES DESIGUAIS DE GÊNERO. A PROPOSTA DESSE TRABALHO FOI VERIFICAR COMO SE CONSTITUI A DISCUSSÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE A PARTIR DO CONTEXTO DAS DOCENTES NA ESCOLA MUNICIPAL VILA GOIÁS/ SERRA DO MEL-RN. DESTE MODO, NO OBJETIVO GERAL ALMEJOU INVESTIGAR A REALIDADE DOCENTE NO ENSINO DE GÊNERO E SEXUALIDADE, NO INTUITO DE COMPREENDER DE QUE MANEIRA PROFESSORAS (RE) PRODUZEM OU NÃO COMPORTAMENTOS SEXISTAS NO ENSINO, IDENTIFICANDO POSSÍVEIS DIFERENÇAS EDUCACIONAIS PELA DESIGUALDADE DE GÊNERO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, ABORDANDO UM ESTUDO DE CASO, UTILIZANDO DIVERSAS FERRAMENTAS NA COLETA DE DADOS, COMO AS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E QUESTIONÁRIOS, PARA BALIZAR NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICO E O ESTUDO DO MÉTODO MATERIALISMO-DIALÉTICO. ASSIM, A REFLEXÃO PROPOSTA, PODERIA SER MELHOR COMPREENDIDA, SE HOUVESSE PARA AS PROFESSORAS, CURSOS, PALESTRAS, FORMAÇÃO INICIAL OU CONTINUADA, MAIOR DIÁLOGO POR PARTE DA GESTÃO MUNICIPAL QUE ABORDE EM SALA DE AULA REFLEXÕES TRANSVERSAIS, SENDO A TEMÁTICA DE GÊNERO AINDA AUSENTE DO DIALOGO E CONTEXTO DAS PROFESSORAS.