Artigo Anais V Desfazendo Gênero

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-2190

PESSOAS TRANS NO ENSINO SUPERIOR: ACESSO E PERMANÊNCIA NA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)

Palavra-chaves: PESSOAS TRANS, ENSINO SUPERIOR, AMAZÔNIA, , Comunicação Oral (CO) ST 25: Movimentos Sociais Lgbtqia+: Estratégias De Efetivação De Direitos E Construção De Políticas Públicas
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O PRESENTE ESTUDO VISA INVESTIGAR AS POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS TRANS NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL, COM ENFOQUE NA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR). ENQUANTO CONCEITOS FUNDAMENTAIS DESTACAM-SE A DISTINÇÃO ENTRE ORIENTAÇÃO SEXUAL, IDENTIDADE DE GÊNERO, GÊNERO, SEXUALIDADE, HETEROSSEXUALIDADE, HOMOSSEXUALIDADE, ENTRE OUTROS. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS TÊM-SE A ATUAL REALIDADE DO ACESSO DAS PESSOAS TRANS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, EM ESPECIAL, NA REGIÃO AMAZÔNICA E AS DIFICULDADES RELACIONADAS À PERMANÊNCIA COM DESTAQUE PARA A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL (PNAES). A PESQUISA, POR FIM, ALMEJA MUDANÇA DE PERSPECTIVA RELACIONADA AO ACESSO E À PERMANÊNCIA DAS PESSOAS TRANS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA UNIVERSITÁRIA.

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