GÊNERO E SEXUALIDADE(S) AINDA EMERGEM COMO TABU E TEMÁTICAS PROIBIDAS PARA SEREM ABORDADAS NO CHÃO DA ESCOLA E NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORAS E PROFESSORES; AINDA QUE SEJAM DISPOSITIVOS DE CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E CULTURAL PERMANECEM COMO ALVO DE CENSURAS, DISPUTAS, APAGAMENTOS E (IN)VISIBILIZAÇÕES. É A PARTIR DESTA PREMISSA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO QUE O ESTADO DO CONHECIMENTO CONSTITUI NOSSA METODOLOGIA A PARTIR DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NA BDTD/IBICT. DIALOGAMOS TEORICAMENTE NESTA PESQUISA COM AS CATEGORIAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE (FOUCAULT), GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA (LOURO), FORMAÇÃO DOCENTE (ANDRÉ & BRZEZINSKI). MOMENTANEAMENTE, IDENTIFICAMOS O SILENCIAMENTO/APAGAMENTO DESTAS TEMÁTICAS NAS PESQUISAS LOCALIZADAS BEM COMO NA FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS. URGE A INSERÇÃO DESTAS TEMÁTICAS NA FORMAÇÃO PARA (RE)PENSAR UMA EDUCAÇÃO QUE SUPERE E TRANSCENDER TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIAS DE GÊNERO.