CORAÇÃO NA ALDEIA, PÉS NO MUNDO: A LITERATURA INDÍGENA COMO ARTICULADORA DO LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2021-12-07 08:49:31" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79275 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 110 "titulo" => "CORAÇÃO NA ALDEIA, PÉS NO MUNDO: A LITERATURA INDÍGENA COMO ARTICULADORA DO LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "EM FUNÇÃO DA COLONIEDADE DO SER, DA COLONIEDADE DO PODER E DA COLONIEDADE DO SABER (LUGONES, 2020), O APAGAMENTO DE TUDO QUE OS POVOS ORIGINÁRIOS PRODUZIRAM ENQUANTO CONHECIMENTO E CULTURA, FUNCIONOU HISTORICAMENTE COMO UMA FERRAMENTA SOFISTICADA DA MODERNIDADE DO CAPITALISMO GLOBAL PARA ARQUITETAR A SOCIEDADE NUMA PERSPECTIVA EUROCÊNTRICA. NESSE CONTEXTO DO IMPERIALISMO CULTURAL, A LITERATURA E OS SABERES DESSES POVOS FORAM EXCLUÍDOS DOS CÂNONES FORMADOS PELAS INSTITUIÇÕES DO PODER, QUE CONTROLARAM AQUILO QUE A SOCIEDADE DEVERIA OU PODERIA SABER, TRAZENDO EFEITOS IRREVERSÍVEIS PARA A FORMAÇÃO COGNITIVA DE MUITAS SOCIEDADES QUE FORAM MOLDADAS NA PERSPECTIVA DA CULTURA DO COLONIZADOR. CONTUDO, NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA, OBSERVAMOS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS QUE ESTABELECEM UMA VERDADEIRA DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA (MIGNOLO, 2007) E REIVINDICAM A CONDIÇÃO DE HUMANIDADE DESSES POVOS. ESSE É O CASO DA PRODUÇÃO ESCRITORA INDÍGENA AURITHA TABAJARA, QUE É POETA, CORDELISTA E CONTADORA DE HISTÓRIAS. CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE DESCOLONIZAR NOSSAS MENTES, A PRESENTE PESQUISA INVESTIGA SE A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM OS CORDÉIS DO LIVRO CORAÇÃO NA ALDEIA, PÉS NO MUNDO (2018) DE AURITHA TABAJARA, PODE PROMOVER O LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E RESSIGNIFICAR A MEMÓRIA, A IDENTIDADE E A HISTÓRIA FRAGMENTADA DESSES POVOS ORIGINÁRIOS. DESSA FORMA, PARTINDO DOS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO (FERREIRA, 2014), E DO LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL AQUI ESTABELECIDO, BUSCAMOS ESPECIFICAMENTE INVESTIGAR COMO A LITERATURA INDÍGENA PODE EMANCIPAR SUJEITOS E EDUCÁ-LOS NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA E DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 19: "Escrevivências Dissidentes\tE Subalternas\tNa Literatura: Representatividade E Subversão Do Cânone"" "palavra_chave" => "LITERATURA INDÍGENA, AURITHA TABAJARA, LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_06122021215341.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PAULO ALEXANDRE DE BARROS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR" "autor_email" => "josepauloj08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79275 "edicao_id" => 185 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 110 "titulo" => "CORAÇÃO NA ALDEIA, PÉS NO MUNDO: A LITERATURA INDÍGENA COMO ARTICULADORA DO LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "EM FUNÇÃO DA COLONIEDADE DO SER, DA COLONIEDADE DO PODER E DA COLONIEDADE DO SABER (LUGONES, 2020), O APAGAMENTO DE TUDO QUE OS POVOS ORIGINÁRIOS PRODUZIRAM ENQUANTO CONHECIMENTO E CULTURA, FUNCIONOU HISTORICAMENTE COMO UMA FERRAMENTA SOFISTICADA DA MODERNIDADE DO CAPITALISMO GLOBAL PARA ARQUITETAR A SOCIEDADE NUMA PERSPECTIVA EUROCÊNTRICA. NESSE CONTEXTO DO IMPERIALISMO CULTURAL, A LITERATURA E OS SABERES DESSES POVOS FORAM EXCLUÍDOS DOS CÂNONES FORMADOS PELAS INSTITUIÇÕES DO PODER, QUE CONTROLARAM AQUILO QUE A SOCIEDADE DEVERIA OU PODERIA SABER, TRAZENDO EFEITOS IRREVERSÍVEIS PARA A FORMAÇÃO COGNITIVA DE MUITAS SOCIEDADES QUE FORAM MOLDADAS NA PERSPECTIVA DA CULTURA DO COLONIZADOR. CONTUDO, NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA, OBSERVAMOS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS QUE ESTABELECEM UMA VERDADEIRA DESOBEDIÊNCIA EPISTÊMICA (MIGNOLO, 2007) E REIVINDICAM A CONDIÇÃO DE HUMANIDADE DESSES POVOS. ESSE É O CASO DA PRODUÇÃO ESCRITORA INDÍGENA AURITHA TABAJARA, QUE É POETA, CORDELISTA E CONTADORA DE HISTÓRIAS. CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE DESCOLONIZAR NOSSAS MENTES, A PRESENTE PESQUISA INVESTIGA SE A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM OS CORDÉIS DO LIVRO CORAÇÃO NA ALDEIA, PÉS NO MUNDO (2018) DE AURITHA TABAJARA, PODE PROMOVER O LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA E RESSIGNIFICAR A MEMÓRIA, A IDENTIDADE E A HISTÓRIA FRAGMENTADA DESSES POVOS ORIGINÁRIOS. DESSA FORMA, PARTINDO DOS PRESSUPOSTOS DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO (FERREIRA, 2014), E DO LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL AQUI ESTABELECIDO, BUSCAMOS ESPECIFICAMENTE INVESTIGAR COMO A LITERATURA INDÍGENA PODE EMANCIPAR SUJEITOS E EDUCÁ-LOS NUMA PERSPECTIVA ANTIRRACISTA E DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 19: "Escrevivências Dissidentes\tE Subalternas\tNa Literatura: Representatividade E Subversão Do Cânone"" "palavra_chave" => "LITERATURA INDÍGENA, AURITHA TABAJARA, LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_06122021215341.pdf" "created_at" => "2021-12-20 08:50:42" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ PAULO ALEXANDRE DE BARROS JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "JÚNIOR" "autor_email" => "josepauloj08@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-seminario-internacional-desfazendo-genero" "edicao_nome" => "Anais V Desfazendo Gênero" "edicao_evento" => "V Seminário Internacional Desfazendo Gênero" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/desfazendo-genero/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61c5dd8db7edd_24122021114741.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-12-07 08:49:31" "publicacao_id" => 61 "publicacao_nome" => "Revista DESFAZENDO GÊNERO" "publicacao_codigo" => "2447-2190" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }