TRATA-SE DA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE A AUTODECLARAÇÃO DA SEXUALIDADE. SABE-SE QUE AS DISCRIMINAÇÕES DE GÊNERO, ÉTNICO-RACIAL E POR ORIENTAÇÃO SEXUAL, GERAM ATITUDES DE VIOLÊNCIA, QUE TEM SIDO PRODUZIDA E REPRODUZIDA EM TODOS OS ESPAÇOS DA VIDA SOCIAL BRASILEIRA, INCLUINDO A UNIVERSIDADE. QUANTO A METODOLOGIA UTILIZADA, TIVEMOS A PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA E QUANTITATIVA, COM APOIO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL. FOI REALIZADA NO BRASIL, NO ESTADO DO MARANHÃO, ESPECIFICAMENTE NA CIDADE DE SÃO LUÍS, NOS MESES DE ABRIL E MAIO DO ANO DE 2018, EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR E QUE FAZ PARTE DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, ENVOLVENDO 24 ALUNOS MATRICULADOS NO PRIMEIRO, 16 ALUNOS NO QUARTO PERÍODO E 26 NO OITAVO PERÍODO, NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, QUE TOTALIZOU O ENVOLVIMENTO DE 66 PARTICIPANTES NA PESQUISA. UTILIZAMOS O QUESTIONÁRIO COMO INSTRUMENTO, QUE FOI SUBMETIDO DENTRO DA UNIVERSIDADE, COM QUESTÕES ABERTAS, FECHADAS E MÚLTIPLAS ESCOLHAS. OS DADOS COLETADOS FORAM CATEGORIZADOS COM AS VARIÁVEIS: GÊNERO, IDADE, RELIGIÃO, PERÍODO MATRICULADO, RENDA E QUESTÕES SOBRE A DISCUSSÃO SOBRE GÊNEROS E SEXUALIDADES. QUANTO AOS RESULTADOS OBTIDOS NESTA PESQUISA, ANALISAMOS AS VARIÁVEIS DO INSTRUMENTO RELACIONADO À AUTODECLARAÇÃO DA SEXUALIDADE, EM QUE FOI POSSÍVEL PERCEBER FORTE RELAÇÃO COM O ASPECTO RELIGIOSO. DEMONSTRANDO A EXISTÊNCIA DE GRANDES DESAFIOS NO ÂMBITO EDUCACIONAL QUANTO À DISCUSSÃO DO TEMA INVESTIGADO, APONTANDO UMA NECESSIDADE DE DIÁLOGO SOBRE OS PARADIGMAS CONSTRUÍDOS NA UNIVERSIDADE SOBRE A INCLUSÃO DE TODAS AS PESSOAS, ROMPENDO O DISCURSO PARA UMA REALIZAÇÃO DE UMA PRÁXIS MAIS DEMOCRATIZADA NA ESCOLA COMO FUTUROS PROFESSORES.