RESUMO: As marcas da existência artística surgiu há 25 mil anos atrás, no período pré-histórico. Momento em que os viventes da época, que antes interessavam-se apenas em fazer instrumentos, dedicaram-se a fazer imagens. Desde então as imagens circulam na sociedade, e delas nasceu à pintura. Esta cresceu de tal forma, que começou a transpassar para outras artes, a citar a literatura. Tanto, que hoje temos uma estreita relação entre as duas, mesmo ignoradas por muitos. Diante de tal afirmação, este artigo tem como objetivo discutir a contribuição da pintura para a análise interpretativa dos alunos, através de pesquisas exploratórias e qualitativas relacionadas à aplicação da oficina de Pintura na Escola Estadual de Ensino Fundamental Getúlio Vargas situada no município de Lagoa de Dentro-PB, que envolve além da pintura, os poemas (Canção do exílio) de Gonçalves Dias e (No meio do caminho) de Carlos Drummond de Andrade. Utilizou-se como aporte teórico STRICKLAND (2002) que aborda em seu livro, 25 mil anos da constituição de arte, desde ao momento pré-histórico até a pós-modernidade. KOCH que defende uma perspectiva de produção e interpretação textual, baseados na teoria interacional e funcional da língua (2007), MARCUSCHI (2008) o qual faz uma síntese sobre a importância do gênero e da compreensão textual e SANTAELLA (2007) que aborda um estudo introdutório sobre a Semiótica. Observou-se que a relação pintura/texto ocorreu de forma satisfatória ao objetivo proposto, já que, através da pintura produzida pelos alunos foi possível constatar o nível de interpretação em que encontravam-se, detectando os pontos positivos e negativos perceptíveis através desta relação.Palavras-chaves: Pintura. Interpretação. Texto.