Em uma turma de discentes percebemos diferentes níveis de aprendizagem, uma destas características é o tempo individual de cada aluno e a outra estar relacionada ao contexto familiar, a influência da família na vida escolar da criança. A partir desta perspectiva foi realizado um trabalho de campo com os alunos do 4º e 5º ano de duas escolas do município de Castanhal para identificar quantitativamente e qualitativamente o nível de desenvolvimento dos alunos que vivem com os pais (pai e mãe) e alunos que vivem com outros membros da família (somente pai, somente mãe, padrasto, madrasta, avós e tios). A partir dos dados encontrados analisamos a diferença entre esses alunos no processo de aprendizagem, comparando-os conforme sua relação de vivência familiar. Percebemos que os alunos que moram com os pais (pai e mãe) apresentaram um maior nível de rendimento e desenvolvimento escolar em relação aos alunos que vivem com outros parentes. Podemos analisar durante esta pesquisa a importância familiar dentro do contexto da educação e da família, nas quais estão diretamente ligadas, possibilitando ao educador desenvolver um melhor trabalho interligando as relações entre escola, professor, aluno e pais de alunos.