Tendo como cenário o Centro Educacional Osmar de Aquino de Guarabira/PB, o presente estudo focaliza o processo de formação continuada de alguns professores que atuam nesta escola (ambiente de pesquisa). Nessa perspectiva, buscou-se analisar o perfil desses professores com relação às mudanças vigentes que, de uma maneira ou de outra, afetam o Sistema Educacional, pressionando-o a buscar uma formação docente mais responsável e comprometida com sua profissão. O interesse neste tema surgiu pela necessidade de saber como alguns professores expressam a maneira de continuar sua formação, isto é, procurou-se identificar e compreender os motivos que os levam a fazer tal escolha e o que isso representa na sua atividade docente diária. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer a trajetória da formação continuada dos docentes, para poder então compreender se realmente esta provoca nesses profissionais alguma atitude reflexiva em relação à prática. Tendo em vista a articulação consciente e elaborada entre atividade, sensibilidade, afetividade e ideação para as experiências formadoras da própria pratica. Conforme autores renomados da área estabelece o processo de formação docente conforme a concepção da formação continuada enquanto indicadora de princípios, de estratégias, de procedimentos, de atitude e de intervenção educativa, servindo assim como referência e ainda como categoria de ação na atuação do professor. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram conhecer e analisar o processo de formação continuada instituído no corpo docente desta escola guarabirense, baseado numa perspectiva de (re) construção da prática pedagógica no exercício profissional.