Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATITUDE REFLEXIVA Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6727
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1016
    "inscrito_id" => 2467
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Tendo como cenário o Centro Educacional Osmar de Aquino de Guarabira/PB, o presente estudo focaliza o processo de formação continuada de alguns professores que atuam nesta escola (ambiente de pesquisa). Nessa perspectiva, buscou-se analisar o perfil desses professores com relação às mudanças vigentes que, de uma maneira ou de outra, afetam o Sistema Educacional, pressionando-o a buscar uma formação docente mais responsável e comprometida com sua profissão. O interesse neste tema surgiu pela necessidade de saber como alguns professores expressam a maneira de continuar sua formação, isto é, procurou-se identificar e compreender os motivos que os levam a fazer tal escolha e o que isso representa na sua atividade docente diária. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer a trajetória da formação continuada dos docentes, para poder então compreender se realmente esta provoca nesses profissionais alguma atitude reflexiva em relação à prática. Tendo em vista a articulação consciente e elaborada entre atividade, sensibilidade, afetividade e ideação para as experiências formadoras da própria pratica. Conforme autores renomados da área estabelece o processo de formação docente conforme a concepção da formação continuada enquanto indicadora de princípios, de estratégias, de procedimentos, de atitude e de intervenção educativa, servindo assim como referência e ainda como categoria de ação na atuação do professor. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram conhecer e analisar o processo de formação continuada instituído no corpo docente desta escola guarabirense, baseado numa perspectiva de (re) construção da prática pedagógica no exercício profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATITUDE REFLEXIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_24_48_idinscrito_2467_cdacba6955f8650ed6ef84d5451df8e0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRA CACIANO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRA"
    "autor_email" => "leandra_dl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FIB - FACULDADE INTEGRADA DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6727
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1016
    "inscrito_id" => 2467
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA DE (RE) CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "Tendo como cenário o Centro Educacional Osmar de Aquino de Guarabira/PB, o presente estudo focaliza o processo de formação continuada de alguns professores que atuam nesta escola (ambiente de pesquisa). Nessa perspectiva, buscou-se analisar o perfil desses professores com relação às mudanças vigentes que, de uma maneira ou de outra, afetam o Sistema Educacional, pressionando-o a buscar uma formação docente mais responsável e comprometida com sua profissão. O interesse neste tema surgiu pela necessidade de saber como alguns professores expressam a maneira de continuar sua formação, isto é, procurou-se identificar e compreender os motivos que os levam a fazer tal escolha e o que isso representa na sua atividade docente diária. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer a trajetória da formação continuada dos docentes, para poder então compreender se realmente esta provoca nesses profissionais alguma atitude reflexiva em relação à prática. Tendo em vista a articulação consciente e elaborada entre atividade, sensibilidade, afetividade e ideação para as experiências formadoras da própria pratica. Conforme autores renomados da área estabelece o processo de formação docente conforme a concepção da formação continuada enquanto indicadora de princípios, de estratégias, de procedimentos, de atitude e de intervenção educativa, servindo assim como referência e ainda como categoria de ação na atuação do professor. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram conhecer e analisar o processo de formação continuada instituído no corpo docente desta escola guarabirense, baseado numa perspectiva de (re) construção da prática pedagógica no exercício profissional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, ATITUDE REFLEXIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_15_24_48_idinscrito_2467_cdacba6955f8650ed6ef84d5451df8e0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRA CACIANO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRA"
    "autor_email" => "leandra_dl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "FIB - FACULDADE INTEGRADA DE PATOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Tendo como cenário o Centro Educacional Osmar de Aquino de Guarabira/PB, o presente estudo focaliza o processo de formação continuada de alguns professores que atuam nesta escola (ambiente de pesquisa). Nessa perspectiva, buscou-se analisar o perfil desses professores com relação às mudanças vigentes que, de uma maneira ou de outra, afetam o Sistema Educacional, pressionando-o a buscar uma formação docente mais responsável e comprometida com sua profissão. O interesse neste tema surgiu pela necessidade de saber como alguns professores expressam a maneira de continuar sua formação, isto é, procurou-se identificar e compreender os motivos que os levam a fazer tal escolha e o que isso representa na sua atividade docente diária. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer a trajetória da formação continuada dos docentes, para poder então compreender se realmente esta provoca nesses profissionais alguma atitude reflexiva em relação à prática. Tendo em vista a articulação consciente e elaborada entre atividade, sensibilidade, afetividade e ideação para as experiências formadoras da própria pratica. Conforme autores renomados da área estabelece o processo de formação docente conforme a concepção da formação continuada enquanto indicadora de princípios, de estratégias, de procedimentos, de atitude e de intervenção educativa, servindo assim como referência e ainda como categoria de ação na atuação do professor. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram conhecer e analisar o processo de formação continuada instituído no corpo docente desta escola guarabirense, baseado numa perspectiva de (re) construção da prática pedagógica no exercício profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.