A PRESENÇA DA RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO NAS
IMAGENS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES
PARA O ENSINO
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76923 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 2158 "titulo" => """ A PRESENÇA DA RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO NAS\r\n IMAGENS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES\r\n PARA O ENSINO """ "resumo" => """ O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS É UM DOS RECURSOS MAIS UTILIZADOS PELOS (AS) PROFESSORES (AS) EM SUAS PRÁTICAS\r\n DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, SERVINDO COMO ORIENTADOR E ORGANIZADOR DAS AULAS AOS (ÀS) PROFESSORES (AS) E COMO\r\n APOIO DE CONSULTA AOS (ÀS) ALUNOS (AS). AS IMAGENS SÃO UNS DOS COMPONENTES QUE CONSTITUEM A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS, DESENVOLVENDO A FUNÇÃO DE SUBSIDIAR NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. A REPRESENTAÇÃO DE INDIVÍDUOS DO SEXO MASCULINO E BRANCO AINDA PREDOMINAM AS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS, REFORÇANDO ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA PROPAGADAS NA SOCIEDADE, DESSA FORMA, A PESQUISA BUSCOU DEPREENDER COMO A RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO VÊM SENDO REPRESENTADAS NAS IMAGENS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E QUAIS REFLEXOS ESSAS REPRESENTAÇÕES TÊM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA SE CARACTERIZA COMO QUALITATIVA, DOCUMENTAL, EM QUE FOI ANALISADO O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA COLEÇÃO ARARIBÁ MAIS CIÊNCIAS PARA COMPREENDER COMO AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAL E DE GÊNERO SÃO APRESENTADAS NAS IMAGENS DO LIVRO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CLASSIFICAÇÃO\r\n DOS PERSONAGENS, FOI A METODOLOGIA APLICADA POR SILVA (2005), ONDE OS PERSONAGENS FORAM INCLUSOS EM\r\n CATEGORIAS SEGREGADAS EM COR, GÊNERO E ETNIA. OS DADOS REVELARAM QUE A MAIORIA DOS PERSONAGENS IDENTIFICÁVEIS NAS IMAGENS INSEREM PESSOAS BRANCAS (74 PERSONAGENS), LOGO EM SEGUIDA AS PESSOAS NEGRAS SÃO AS MAIS REPRESENTADAS (32 PERSONAGENS), OBSERVOU-SE QUE APENAS UM PERSONAGEM REPRESENTA OS INDÍGENAS. EM RELAÇÃO AO GÊNERO IDENTIFICÁVEIS, FOI VERIFICADO A PRESENÇA DO MASCULINO EM MAIOR REPRESENTAÇÃO (46%) ENQUANTO A PRESENÇA DE PERSONAGENS FEMININOS, VERIFICOU-SE O PERCENTUAL DE 35%. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, LIVRO DIDÁTICO, GÊNERO, RAÇA, ETNIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2158_29092021103004.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA NUNES SALES" "autor_nome_curto" => "SABRINA SALES" "autor_email" => "sabrinaufma@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76923 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 158 "inscrito_id" => 2158 "titulo" => """ A PRESENÇA DA RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO NAS\r\n IMAGENS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: IMPLICAÇÕES\r\n PARA O ENSINO """ "resumo" => """ O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS É UM DOS RECURSOS MAIS UTILIZADOS PELOS (AS) PROFESSORES (AS) EM SUAS PRÁTICAS\r\n DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, SERVINDO COMO ORIENTADOR E ORGANIZADOR DAS AULAS AOS (ÀS) PROFESSORES (AS) E COMO\r\n APOIO DE CONSULTA AOS (ÀS) ALUNOS (AS). AS IMAGENS SÃO UNS DOS COMPONENTES QUE CONSTITUEM A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS, DESENVOLVENDO A FUNÇÃO DE SUBSIDIAR NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. A REPRESENTAÇÃO DE INDIVÍDUOS DO SEXO MASCULINO E BRANCO AINDA PREDOMINAM AS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS, REFORÇANDO ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA PROPAGADAS NA SOCIEDADE, DESSA FORMA, A PESQUISA BUSCOU DEPREENDER COMO A RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO VÊM SENDO REPRESENTADAS NAS IMAGENS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E QUAIS REFLEXOS ESSAS REPRESENTAÇÕES TÊM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA SE CARACTERIZA COMO QUALITATIVA, DOCUMENTAL, EM QUE FOI ANALISADO O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA COLEÇÃO ARARIBÁ MAIS CIÊNCIAS PARA COMPREENDER COMO AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAL E DE GÊNERO SÃO APRESENTADAS NAS IMAGENS DO LIVRO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CLASSIFICAÇÃO\r\n DOS PERSONAGENS, FOI A METODOLOGIA APLICADA POR SILVA (2005), ONDE OS PERSONAGENS FORAM INCLUSOS EM\r\n CATEGORIAS SEGREGADAS EM COR, GÊNERO E ETNIA. OS DADOS REVELARAM QUE A MAIORIA DOS PERSONAGENS IDENTIFICÁVEIS NAS IMAGENS INSEREM PESSOAS BRANCAS (74 PERSONAGENS), LOGO EM SEGUIDA AS PESSOAS NEGRAS SÃO AS MAIS REPRESENTADAS (32 PERSONAGENS), OBSERVOU-SE QUE APENAS UM PERSONAGEM REPRESENTA OS INDÍGENAS. EM RELAÇÃO AO GÊNERO IDENTIFICÁVEIS, FOI VERIFICADO A PRESENÇA DO MASCULINO EM MAIOR REPRESENTAÇÃO (46%) ENQUANTO A PRESENÇA DE PERSONAGENS FEMININOS, VERIFICOU-SE O PERCENTUAL DE 35%. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, LIVRO DIDÁTICO, GÊNERO, RAÇA, ETNIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID2158_29092021103004.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA NUNES SALES" "autor_nome_curto" => "SABRINA SALES" "autor_email" => "sabrinaufma@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }