O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS É UM DOS RECURSOS MAIS UTILIZADOS PELOS (AS) PROFESSORES (AS) EM SUAS PRÁTICAS
DIDÁTICO-PEDAGÓGICA, SERVINDO COMO ORIENTADOR E ORGANIZADOR DAS AULAS AOS (ÀS) PROFESSORES (AS) E COMO
APOIO DE CONSULTA AOS (ÀS) ALUNOS (AS). AS IMAGENS SÃO UNS DOS COMPONENTES QUE CONSTITUEM A ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS, DESENVOLVENDO A FUNÇÃO DE SUBSIDIAR NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS. A REPRESENTAÇÃO DE INDIVÍDUOS DO SEXO MASCULINO E BRANCO AINDA PREDOMINAM AS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS, REFORÇANDO ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO, RAÇA E ETNIA PROPAGADAS NA SOCIEDADE, DESSA FORMA, A PESQUISA BUSCOU DEPREENDER COMO A RELAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO VÊM SENDO REPRESENTADAS NAS IMAGENS DE UM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E QUAIS REFLEXOS ESSAS REPRESENTAÇÕES TÊM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA SE CARACTERIZA COMO QUALITATIVA, DOCUMENTAL, EM QUE FOI ANALISADO O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DA COLEÇÃO ARARIBÁ MAIS CIÊNCIAS PARA COMPREENDER COMO AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAL E DE GÊNERO SÃO APRESENTADAS NAS IMAGENS DO LIVRO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CLASSIFICAÇÃO
DOS PERSONAGENS, FOI A METODOLOGIA APLICADA POR SILVA (2005), ONDE OS PERSONAGENS FORAM INCLUSOS EM
CATEGORIAS SEGREGADAS EM COR, GÊNERO E ETNIA. OS DADOS REVELARAM QUE A MAIORIA DOS PERSONAGENS IDENTIFICÁVEIS NAS IMAGENS INSEREM PESSOAS BRANCAS (74 PERSONAGENS), LOGO EM SEGUIDA AS PESSOAS NEGRAS SÃO AS MAIS REPRESENTADAS (32 PERSONAGENS), OBSERVOU-SE QUE APENAS UM PERSONAGEM REPRESENTA OS INDÍGENAS. EM RELAÇÃO AO GÊNERO IDENTIFICÁVEIS, FOI VERIFICADO A PRESENÇA DO MASCULINO EM MAIOR REPRESENTAÇÃO (46%) ENQUANTO A PRESENÇA DE PERSONAGENS FEMININOS, VERIFICOU-SE O PERCENTUAL DE 35%.