O ENSINO DE ECOLOGIA TEM POR OBJETIVO POSSIBILITAR AOS ALUNOS UMA MELHOR COMPREENSÃO SOBRE A DINÂMICA E O FUNCIONAMENTO DA RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS, CONTRIBUINDO COM UM ENTENDIMENTO COM MAIS REFLEXÃO. NO ENTANTO, AO ENSINAR ECOLOGIA, EVIDENCIA-SE A INFLUÊNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS EXISTENTES NA ESTRUTURA COGNITIVA DOS ALUNOS A RESPEITO DOS CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM A CADEIA ALIMENTAR, ESSES PROCESSOS, QUE PODEM SER RELEVANTES PARA NOVOS CONHECIMENTOS. NO SENTIDO DE IDENTIFICAR ESTRUTURAS COGNITIVAS PRÉVIAS DOS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, FOI REALIZADO UM DIAGNÓSTICO POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO CONTENDO QUESTÕES ABERTAS SOBRE O TEMA EM UM GRUPO DE 17 ALUNOS. O RESULTADO DO DIAGNÓSTICO REVELOU QUE OS ALUNOS POSSUEM CONHECIMENTOS PRÉVIOS RELEVANTES QUE PODERÃO SERVIR DE APOIO PARA ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO DE NOVOS CONCEITOS SOBRE ECOLOGIA, ESPECIALMENTE SOBRE AS CADEIAS ALIMENTARES.