AS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO MÉTODOS DE ENSINO QUE PERMITEM O ESTUDANTE EXERCER UMA POSIÇÃO ATIVA NA SUA APRENDIZAGEM, OU SEJA, POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DO PROTAGONISMO DO ALUNO. A PRESENTE PESQUISA POSSUI UMA REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO HÍBRIDO NAS PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NA PERSPECTIVA DE TER UMA BASE DOS CONCEITOS DE ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO QUE MUITAS VEZES SÃO DIFUNDIDOS COMO SINÔNIMOS, TRATA-SE DE CONCEITOS DIFERENTES E SUA ABORDAGEM TEM FINALIDADES DISTINTAS. ASSIM SENDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE OS CONCEITOS DE ENSINO HÍBRIDO E ENSINO REMOTO. A METODOLOGIA DA PESQUISA É DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVA, DO TIPO DESCRITIVA, UTILIZANDO PARA A COLETA DE DADOS A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP), QUE NOS CONDICIONA UMA HIERARQUIZAÇÃO DOS TERMOS DE UM ESPECÍFICO GRUPO SOCIAL REPRESENTA UM CONCEITO. NOS RESULTADOS SE OBSERVOU UMA HETEROGENEIDADE NAS RESPOSTAS E DESTE MODO POUCAS REPETIÇÕES, EXISTINDO SIMILARIDADES NOS NÚCLEOS CENTRAIS DOS DOIS CONCEITOS DO GRUPO, SENDO A PALAVRA INTERNET PARA AMBOS, E OS ELEMENTOS PERIFÉRICOS POSSUINDO DUAS PALAVRAS IGUAIS, A TECNOLOGIA E APRENDIZADO, CABENDO UMA REFLEXÃO DE EQUÍVOCOS CONCEITUAIS POR PARTE DOS DOCENTES. NESSE SENTIDO, A FORMAÇÃO CONTINUADA PODE SER CONSIDERADA UMA AÇÃO PERTINENTE PARA SANAR AS DÚVIDAS E ASSIM PODER USAR E DIFERENCIAR DE FORMA CORRETA CADA ABORDAGEM ESTUDADA.