O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO É PROPOR UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DIRECIONADO A ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, TRABALHANDO COM A TEMÁTICA FORMA, ESTRUTURA E MOVIMENTOS DA TERRA, COM ÊNFASE NA COMPARAÇÃO ENTRE AS TEORIAS HELIOCÊNTRICAS E GEOCÊNTRICAS, UTILIZANDO AS HISTÓRIAS EM QUADRINHO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ATUALMENTE NOS DEPARAMOS EM UM CONTEXTO DE FORTE NEGAÇÃO DA CIÊNCIA E DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, QUE DESCONSIDERAM QUE A CIÊNCIA FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO HOMEM E DE SEU DESENVOLVIMENTO AO LONGO DO TEMPO. NESSE SENTIDO, VEMOS A RELEVÂNCIA DE DESENVOLVER E TRABALHAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM ESPECIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. A UTILIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS TRAZ UMA DINÂMICA DIFERENTE PARA A ABORDAGEM DO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS. O MÉTODO ADOTADO PARA A PESQUISA INICIALMENTE É O CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, ALÉM DE POSSUIR ELEMENTOS DE ANÁLISE DOCUMENTAL, JÁ QUE ANALISAMOS DOCUMENTOS NORTEADORES DO CURRÍCULO ESCOLAR. O FATO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, JÁ ESTAREM NA ROTINA DA MAIORIA DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES, CONSISTE QUE O PRODUTO A SER CRIADO TEM O PROPÓSITO DE SER UTILIZADO COM AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS.