AS TECNOLOGIAS DIGITAIS TRANSFORMAM A SOCIEDADE E CONSEQUENTEMENTE, A ESCOLA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM HAVENDO RUPTURAS DE ASPECTOS METODOLÓGICOS TRADICIONAIS APLICADOS EM SALA DE AULA, EMERGINDO AS METODOLOGIAS ATIVAS, EM ESPECIAL A GAMIFICAÇÃO, ENVOLVENDO ELEMENTOS PRESENTES NOS JOGOS E INSERINDO-OS EM ABORDAGENS DE ASSUNTOS ESPECÍFICOS, PODENDO SER APLICADA COM UMA VASTA POSSIBILIDADE DE CONTEÚDOS E ÁREAS. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO A GAMIFICAÇÃO INFLUENCIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIANTE O ENSINO REMOTO. A PROPOSTA FOI INTITULADA “OPERAÇÃO QUARENTENA”, NO QUAL EXISTE A COMPETIÇÃO DAS TURMAS NA REALIZAÇÃO DE CINCO DESAFIOS SEMANAIS, COMO FORMA DE ENGAJAMENTO NAS AULAS REMOTAS VIA GOOGLE MEET, ATIVIDADES PELO CLASSROOM E GOOGLE FORMS. A PROPOSTA TRABALHOU COM OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA DO PRIMEIRO ANO E EM CADA DESAFIO FOI PROPOSTO VISANDO UMA ATIVIDADE AUXILIAR. A GAMIFICAÇÃO SE MOSTROU SER BASTANTE EFICAZ, ATRAVÉS DE UMA COMPETIÇÃO SAUDÁVEL ENTRE AS TURMAS DA ESCOLA, POR MOTIVAR OS ALUNOS EM ATIVIDADES CONSIDERADAS NÃO OBRIGATÓRIAS. O DESEMPENHO E DEDICAÇÃO FORAM FUNDAMENTAIS PARA A CONCLUSÃO DURANTE A PANDEMIA COVID-19, AINDA QUE COM AS DIFICULDADES OCASIONADAS PELO ISOLAMENTO SOCIAL OU PELO ACESSO À INTERNET.