COMPOSTOS QUÍMICOS QUE POSSUEM MESMA FÓRMULA MOLECULAR E DIFERENTES FÓRMULAS ESTRUTURAIS SÃO DENOMINADOS DE ISÔMEROS CONSTITUCIONAIS. ESSE ASSUNTO É ESTUDADO NA FASE FINAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENTRETANTO, ESTA VEM ACOMPANHANDO VÁRIOS PERCALÇOS QUE VÃO DESDE A RESISTÊNCIA METODOLÓGICA POR PARTE DOS PROFESSORES, ATÉ A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS. ASSIM, COMPREENDENDO ESSA DIFICULDADE, OBJETIVA-SE NESSE ESTUDO PROPOR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA PROFESSORES DE QUÍMICA MINISTRAREM O CONTEÚDO DE ISOMERIA CONSTITUCIONAL. METODOLOGICAMENTE, O TRABALHO SE ESTABELECE FUNDAMENTANDO-SE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA, REVISANDO LIVROS E ARTIGOS VOLTADOS PARA A APLICAÇÃO DA LUDICIDADE NO ENSINO. APÓS A FUNDAMENTAÇÃO, É APRESENTADA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIVIDIDA EM CINCO AULAS, SEGUIDAS DE ORIENTAÇÕES. ASSIM, PROPÕEM-SE QUE A PRIMEIRA AULA SEJA PARA PROBLEMATIZAR O ASSUNTO; NA SEGUNDA AULA É INDICADO QUE O PROFESSOR MINISTRE AULA DE FORMA DIALOGADA E UTILIZE O TANGRAM; AS TRÊS ÚLTIMAS AULAS SÃO SEQUÊNCIAS DE AULAS DINÂMICAS PODENDO UTILIZAR O MODELO MOLECULAR FÍSICO (BOLA-VARETA), JOGO DA AMARELINHA E JOGO DA MEMÓRIA. ASSIM, PARTINDO DA FUNDAMENTAÇÃO E SUGESTÕES APRESENTADAS, ESPERA-SE QUE A INSERÇÃO DAS ATIVIDADES LÚDICAS POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PROPOSTA, POSSIBILITE AO PROFESSOR A OPORTUNIDADE DE SE ORGANIZAR, PLANEJAR, E AVALIAR A UTILIZAÇÃO DE JOGOS QUANTO RECURSOS DIDÁTICOS, ALÉM DISSO, ESPERA-SE QUE AO FINAL DA APLICAÇÃO DESSA SEQUÊNCIA O ALUNO RESPONDA POSITIVAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO SEU INTERESSE E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.