Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PERÍODO PANDÊMICO

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, SISTEMA EDUCACIONAL, , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76998
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 290
    "inscrito_id" => 1710
    "titulo" => "PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PERÍODO PANDÊMICO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TECE REFLEXÕES SOBRE INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO DA PANDEMIA NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES. TENDO COMO OBJETIVO GERADOR LEVANTAR A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMPREENDENDO A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DESSAS DUAS INSTITUIÇÕES. PARA FINS DE COLETAS DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA 21 PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO DO ESTADO DA PARAÍBA, ABORDANDO SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISLUMBRANDO COMO OCORRE ESTAS RELAÇÕES EM MOMENTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL DEVIDO AO VÍRUS DA COVID-19. A PARTIR DOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE MAIS DE 70% DOS PROFESSORES VEEM A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR DE MUITA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO. MAIS DA METADE ENTENDE QUE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA AUMENTOU NO PERÍODO PANDÊMICO. TODAVIA, A GRANDE MAIORIA TEM A CONCEPÇÃO DE QUE AS FAMÍLIAS DEPOSITAM A RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL APENAS NAS ESCOLAS E NOS PROFESSORES, FATOS ESTES QUE SÃO DISCORRIDOS NA PRESENTE PESQUISA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, SISTEMA EDUCACIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1710_13102021013338.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR VICTOR DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IGOR VICTOR"
    "autor_email" => "igorcarioca7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76998
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 290
    "inscrito_id" => 1710
    "titulo" => "PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO PERÍODO PANDÊMICO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TECE REFLEXÕES SOBRE INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO DA PANDEMIA NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES. TENDO COMO OBJETIVO GERADOR LEVANTAR A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMPREENDENDO A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DESSAS DUAS INSTITUIÇÕES. PARA FINS DE COLETAS DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA 21 PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO DO ESTADO DA PARAÍBA, ABORDANDO SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISLUMBRANDO COMO OCORRE ESTAS RELAÇÕES EM MOMENTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL DEVIDO AO VÍRUS DA COVID-19. A PARTIR DOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE MAIS DE 70% DOS PROFESSORES VEEM A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR DE MUITA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO. MAIS DA METADE ENTENDE QUE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA AUMENTOU NO PERÍODO PANDÊMICO. TODAVIA, A GRANDE MAIORIA TEM A CONCEPÇÃO DE QUE AS FAMÍLIAS DEPOSITAM A RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL APENAS NAS ESCOLAS E NOS PROFESSORES, FATOS ESTES QUE SÃO DISCORRIDOS NA PRESENTE PESQUISA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA, SISTEMA EDUCACIONAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1710_13102021013338.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR VICTOR DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IGOR VICTOR"
    "autor_email" => "igorcarioca7@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TECE REFLEXÕES SOBRE INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO DA PANDEMIA NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES. TENDO COMO OBJETIVO GERADOR LEVANTAR A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMPREENDENDO A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DESSAS DUAS INSTITUIÇÕES. PARA FINS DE COLETAS DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA 21 PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO DO ESTADO DA PARAÍBA, ABORDANDO SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISLUMBRANDO COMO OCORRE ESTAS RELAÇÕES EM MOMENTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL DEVIDO AO VÍRUS DA COVID-19. A PARTIR DOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE MAIS DE 70% DOS PROFESSORES VEEM A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR DE MUITA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO. MAIS DA METADE ENTENDE QUE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA AUMENTOU NO PERÍODO PANDÊMICO. TODAVIA, A GRANDE MAIORIA TEM A CONCEPÇÃO DE QUE AS FAMÍLIAS DEPOSITAM A RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL APENAS NAS ESCOLAS E NOS PROFESSORES, FATOS ESTES QUE SÃO DISCORRIDOS NA PRESENTE PESQUISA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.