O PRESENTE TRABALHO TECE REFLEXÕES SOBRE INTERAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA NO CONTEXTO DA PANDEMIA NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES. TENDO COMO OBJETIVO GERADOR LEVANTAR A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMPREENDENDO A PARTICIPAÇÃO DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DESSAS DUAS INSTITUIÇÕES. PARA FINS DE COLETAS DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA 21 PROFESSORES DA REDE BÁSICA DE ENSINO DO ESTADO DA PARAÍBA, ABORDANDO SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DA PARTICIPAÇÃO FAMILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISLUMBRANDO COMO OCORRE ESTAS RELAÇÕES EM MOMENTO DE DISTANCIAMENTO SOCIAL DEVIDO AO VÍRUS DA COVID-19. A PARTIR DOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE MAIS DE 70% DOS PROFESSORES VEEM A PARTICIPAÇÃO FAMILIAR DE MUITA IMPORTÂNCIA NESSE PROCESSO. MAIS DA METADE ENTENDE QUE A RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA AUMENTOU NO PERÍODO PANDÊMICO. TODAVIA, A GRANDE MAIORIA TEM A CONCEPÇÃO DE QUE AS FAMÍLIAS DEPOSITAM A RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL APENAS NAS ESCOLAS E NOS PROFESSORES, FATOS ESTES QUE SÃO DISCORRIDOS NA PRESENTE PESQUISA.