A PANDEMIA IMPACTOU DIVERSAS ÁREAS EM NOSSAS VIDAS, ENTRE ELAS O ENSINO TEVE MUITOS PREJUÍZOS. A OFERTA DE ENSINO REMOTO SURGIU COMO ALTERNATIVA EMERGENCIAL PARA OS EFEITOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ESTE TRABALHO OBJETIVOU INVESTIGAR OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO EM ESCOLAS DE TERESINA – PI BEM COMO ANALISAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE PANDEMIA DO COVID-19. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALI-QUANTITATIVO. A COLETA DE DADOS OCORREU ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO NO GOOGLE FORMS Á 19 PROFESSORES DE CIÊNCIAS, CONTENDO 13 QUESTÕES SISTEMÁTICAS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, DIFICULDADES E METODOLOGIA USADAS NAS AULAS. PERCEBEU-SE QUE 44% ACHAM QUE O ENSINO REMOTO É COMPLICADO, DESAFIADOR E POUCO EFICIENTE, 30% MENCIONOU QUE É DIFÍCIL, POIS MUITOS ALUNOS NÃO TEM ACESSO À INTERNET E 26% RELATARAM ESTAR BOM, TRANQUILO, UM POUCO TRABALHOSO, MAS ESTIMULANTE. DIANTE DO EXPOSTO, ESTA PESQUISA BASEOU-SE EM TEÓRICOS COMO: STONER (1996), SILVA (2000), MARQUES (2020), MORÁN (2015), MARCON E VALLE (2020) DENTRE OUTROS. DESTE MODO FAZ-SE NECESSÁRIO MELHORIAS NO QUE SE REFERE FORMAÇÃO DOS DOCENTES QUANTO AO USO DE TECNOLOGIAS DURANTE AS AULAS PARA COM ISSO ESTIMULAR OS DISCENTES E ASSIM MAIOR APROVEITAMENTO DO CONTEÚDO REPASSADO.