O MAPEAMENTO DE UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR FOI ESSENCIAL PARA OBSERVAR E PONTUAR OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DOS DIVERSOS SETORES, SINALIZANDO DEMANDAS QUE PODERÃO AUXILIAR EM POSSÍVEIS INTERVENÇÕES NA APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, OS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) PUDERAM REFLETIR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA O EXERCÍCIO DA PRÁTICA DOCENTE. OS DESDOBRAMENTOS DO PROJETO VISARAM A NECESSIDADE DE SE ESTABELECER UMA ARTICULAÇÃO ENTRE O QUE SE OBSERVOU DAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO PEDAGÓGICO E A REFLEXÃO SOBRE AS LÓGICAS DESSE FUNCIONAMENTO, QUANDO COMPARADOS A ASPECTOS PAUTADOS NA LITERATURA. DESSA FORMA, HOUVE UMA BUSCA DE CONEXÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA, APONTANDO A AÇÃO COMO FORMATIVA PARA OS RESIDENTES. ASSIM SENDO, PARA O MAPEAMENTO FOI ELABORADA UMA PESQUISA ABORDANDO AS PRINCIPAIS CATEGORIAS, A FIM DE ENTENDER O FUNCIONAMENTO E A VISÃO GERAL DA INSTITUIÇÃO. OS DADOS FORAM COLETADOS JUNTO À GESTÃO, PROFESSORES E ALUNOS, VIA QUESTÕES DIRIGIDAS A 22 PARTICIPANTES, NO TOTAL. O RESULTADO APRESENTADO PELA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DA AÇÃO QUE POSSIBILITA A REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE, A PARTIR DA ESCUTA DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. O COMPARATIVO ESTABELECIDO ENTRE O ENSINO PRESENCIAL E REMOTO, PODE AUXILIAR A INSTITUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO, VISANDO MELHORIAS QUANTO AOS OBJETIVOS DA MESMA.