ENSINO DE QUÍMICA: EQUILÍBRIO QUÍMICO NUMA PERSPECTIVA CTSA NOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS DA ÁGUA
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76937 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 1796 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: EQUILÍBRIO QUÍMICO NUMA PERSPECTIVA CTSA NOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS DA ÁGUA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A APLICAÇÃO DE UMA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA POR PARTE DOS LICENCIANDOS NO PERÍODO REMOTO FAZENDO USO DO TEMA GERADOR OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS DA ÁGUA ABORDADA NUMA PERSPECTIVA CTSA PARA DAR SUPORTE À APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO. A ESCOLHA DESSE ASSUNTO FOI REALIZADA DEVIDO À DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ENCONTRADA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA E EM ESPECIAL QUANDO SE TRATA DE CONTEÚDOS QUE RELACIONAM CÁLCULOS MATEMÁTICOS. DURANTE A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA TAMBÉM FOI POSSÍVEL REALIZAR OBSERVAÇÕES DO QUANTO ESSE PERÍODO PANDÊMICO DIFICULTA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM GERAL, MAS QUE TAMBÉM LEVOU A UM GRANDE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NESSA ERA DIGITAL. COM ISSO FORAM ABORDADOS O QUANTO O PAPEL DO PROFESSOR FOI INDISPENSÁVEL, INCLUSIVE NA READEQUAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS ESCOLARES E ISSO É MOSTRADO DURANTE O ARTIGO AO SER EVIDENCIADO QUE O TRABALHO FOI REALIZADO DE FORMA SÍNCRONA, ASSÍNCRONA E IMPRESSA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FORAM OS MAPAS MENTAIS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS A PARTIR DA ESCALA DE LIKERT. APRESENTANDO ÍNDICES SATISFATÓRIOS, RESPONDENDO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO TRABALHO, BEM COMO CONTRIBUINDO COM O ENSINO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO REMOTO, PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1796_29092021161816.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE MARIA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "TATIANE" "autor_email" => "fjtatiane2012@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76937 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 1796 "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: EQUILÍBRIO QUÍMICO NUMA PERSPECTIVA CTSA NOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS DA ÁGUA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A APLICAÇÃO DE UMA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA POR PARTE DOS LICENCIANDOS NO PERÍODO REMOTO FAZENDO USO DO TEMA GERADOR OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS DA ÁGUA ABORDADA NUMA PERSPECTIVA CTSA PARA DAR SUPORTE À APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO. A ESCOLHA DESSE ASSUNTO FOI REALIZADA DEVIDO À DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ENCONTRADA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA E EM ESPECIAL QUANDO SE TRATA DE CONTEÚDOS QUE RELACIONAM CÁLCULOS MATEMÁTICOS. DURANTE A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA TAMBÉM FOI POSSÍVEL REALIZAR OBSERVAÇÕES DO QUANTO ESSE PERÍODO PANDÊMICO DIFICULTA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM GERAL, MAS QUE TAMBÉM LEVOU A UM GRANDE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NESSA ERA DIGITAL. COM ISSO FORAM ABORDADOS O QUANTO O PAPEL DO PROFESSOR FOI INDISPENSÁVEL, INCLUSIVE NA READEQUAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS ESCOLARES E ISSO É MOSTRADO DURANTE O ARTIGO AO SER EVIDENCIADO QUE O TRABALHO FOI REALIZADO DE FORMA SÍNCRONA, ASSÍNCRONA E IMPRESSA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FORAM OS MAPAS MENTAIS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS A PARTIR DA ESCALA DE LIKERT. APRESENTANDO ÍNDICES SATISFATÓRIOS, RESPONDENDO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO TRABALHO, BEM COMO CONTRIBUINDO COM O ENSINO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO REMOTO, PROPOSTA DE INTERVENÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1796_29092021161816.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE MARIA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "TATIANE" "autor_email" => "fjtatiane2012@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }