O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A APLICAÇÃO DE UMA A SEQUÊNCIA DIDÁTICA POR PARTE DOS LICENCIANDOS NO PERÍODO REMOTO FAZENDO USO DO TEMA GERADOR OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS DA ÁGUA ABORDADA NUMA PERSPECTIVA CTSA PARA DAR SUPORTE À APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO. A ESCOLHA DESSE ASSUNTO FOI REALIZADA DEVIDO À DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ENCONTRADA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA E EM ESPECIAL QUANDO SE TRATA DE CONTEÚDOS QUE RELACIONAM CÁLCULOS MATEMÁTICOS. DURANTE A APLICAÇÃO DA SEQUÊNCIA TAMBÉM FOI POSSÍVEL REALIZAR OBSERVAÇÕES DO QUANTO ESSE PERÍODO PANDÊMICO DIFICULTA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM GERAL, MAS QUE TAMBÉM LEVOU A UM GRANDE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NESSA ERA DIGITAL. COM ISSO FORAM ABORDADOS O QUANTO O PAPEL DO PROFESSOR FOI INDISPENSÁVEL, INCLUSIVE NA READEQUAÇÃO DOS PLANEJAMENTOS ESCOLARES E ISSO É MOSTRADO DURANTE O ARTIGO AO SER EVIDENCIADO QUE O TRABALHO FOI REALIZADO DE FORMA SÍNCRONA, ASSÍNCRONA E IMPRESSA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FORAM OS MAPAS MENTAIS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS A PARTIR DA ESCALA DE LIKERT. APRESENTANDO ÍNDICES SATISFATÓRIOS, RESPONDENDO OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO TRABALHO, BEM COMO CONTRIBUINDO COM O ENSINO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA.