Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: PLATAFORMA DIGITAL, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ACESSIBILIDADE, , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
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Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

A PANDEMIA DA COVID-19 OBRIGOU OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO A SUSPENDEREM SUAS ATIVIDADES PRESENCIAIS E ADOTAR UM MODELO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL QUE UTILIZASSEM AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DAS AULAS E CUMPRIMENTO DO CALENDÁRIO ESCOLAR. CONTUDO, ESSA MUDANÇA ABRUPTA NO MODELO DE ENSINO GEROU DESCONFORTOS TANTO PARA PROFESSORES QUANTO PARA OS ALUNOS E SEM ALIJAR OS PAIS. MUITOS DOCENTES SE DEPARARAM COM TECNOLOGIAS QUE NÃO FAZIAM PARTE DO SEU COTIDIANO, COMO GRAVAÇÕES, EDIÇÕES E POSTAGEM DAS AULAS EM PLATAFORMAS DE STREAMINGS, BEM COMO A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. NA OUTRA PONTA, TEM O ALUNO, ONDE MUITOS, ORIUNDOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E DOMICILIADOS EM ÁREAS COM ELEVADOS ÍNDICES DE VULNERABILIDADE SOCIAL NÃO DISPUNHAM DE UM APARATO TECNOLÓGICO ADEQUANDO, A EXEMPLO DE NOTEBOOKS, SMARTPHONES E INTERNET DE BANDA LARGA, O QUE DIFICULTOU O ACOMPANHAMENTO DAS AULAS REMOTAS. NESTE VIÉS, ESTE ARTIGO, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, TEVE POR INTUITO DESTACAR ALGUMAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PELOS DOCENTES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, BEM COMO AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES, DISCENTES E PAIS NESTE PERÍODO PANDÊMICO. NESTE PERÍODO, O PROFESSOR TEVE QUE SE REINVENTAR E ESTÁ ABERTO PARA AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E MUDANÇAS DE HÁBITOS. NESTE PONTO, VÁRIOS ÓRGÃOS EDUCACIONAIS PROMOVERAM CURSOS DE CAPACITAÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA NO INTUÍDO DE AUXILIAR O DOCENTE NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA. QUANTO AO ALUNO MAIS VULNERÁVEL, SE FAZ NECESSÁRIA UMA MAIOR ASSISTÊNCIA POR PARTE DO PODER PÚBLICO PARA MITIGAR OS EFEITOS DELETÉRIO EM VIRTUDE DO FECHAMENTO DAS ESCOLAS.

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