O ESTUDO DA BOTÂNICA, MUITAS VEZES, É VISTO COMO DESESTIMULANTE E TEDIOSO, UMA VEZ QUE OCORRE SEM CONTEXTUALIZAÇÃO COM A REALIDADE, CARECENDO DE METODOLOGIAS QUE OPORTUNIZEM AOS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUE REDUZA A MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS. NESSE SENTIDO, OBJETIVOU-SE SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES SOBRE O ESTUDO DAS PLANTAS, INCLUINDO SUAS DIFERENTES FORMAS E ESTRUTURAS, ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA. O ESTUDO FOI REALIZADO COM 72 ALUNOS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, COM ABORDAGEM COLABORATIVA E INVESTIGATIVA. CONSIDERANDO OS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL DEMONSTRAR A VIABILIDADE E POTENCIALIDADE DO USO DA FOTOGRAFIA NA PROMOÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA, UMA VEZ QUE ELA TORNA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO, ALÉM DE MOTIVAR E SENSIBILIZAR OS ALUNOS; PODENDO, DESSE MODO, SER EMPREGADA EM DIVERSAS OUTRAS ÁREAS, INCLUSIVE NO ENSINO REMOTO.