O ENSINO DE CIÊNCIAS NO DECORRER DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM GRANDE ALIADO NA PROMOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MUNDO DA CRIANÇA. SENDO ESTA CONSTRUÇÃO, MEDIADA PELO PROFESSOR, ESTE DEVE ESTAR PREPARADO PARA CONDUZIR O ENSINO COM SEGURANÇA E DOMÍNIO DO CONHECIMENTO PARA ENTÃO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. O PRESENTE RESUMO EXPANDIDO É PARTE INTEGRANTE DE UMA TESE DE DOUTORAMENTO QUE TRAZ EM SEU REFERENCIAL TEÓRICO DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS OFERTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS COM FOCO VOLTADO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA COLETA DE DADOS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A ONZE (11) PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR. OS DADOS OBTIDOS FORAM DISCUTIDOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTOS POR BARDIN. OS PROFESSORES RESSALTAM QUE NÃO HÁ MUITA OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E QUE AS ÁREAS MAIS BENEFICIADA SÃO AS DE LINGUAGENS E MATEMÁTICA, O QUE NOS ACENDE UM ALERTA. DE FORMA GERAL OS PROFESSORES APONTAM QUE AS FORMAÇÕES CONTINUADAS CONTRIBUEM DE ALGUMA FORMA PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SENDO ESTE UM DOS MOTIVOS PARA OFERTAR MAIS FORMAÇÕES CONTINUADAS QUE CONTEMPLEM AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, A ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA.