Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO FUNDAMENTAL, CIÊNCIAS DA NATUREZA, , Pôster (PO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77121
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 2217
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NO DECORRER DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM GRANDE ALIADO NA PROMOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MUNDO DA CRIANÇA. SENDO ESTA CONSTRUÇÃO, MEDIADA PELO PROFESSOR, ESTE DEVE ESTAR PREPARADO PARA CONDUZIR O ENSINO COM SEGURANÇA E DOMÍNIO DO CONHECIMENTO PARA ENTÃO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO.  O PRESENTE RESUMO EXPANDIDO É PARTE INTEGRANTE DE UMA TESE DE DOUTORAMENTO QUE TRAZ EM SEU REFERENCIAL TEÓRICO DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS OFERTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS COM FOCO VOLTADO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA COLETA DE DADOS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A ONZE (11) PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR. OS DADOS OBTIDOS FORAM DISCUTIDOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTOS POR BARDIN. OS PROFESSORES RESSALTAM QUE NÃO HÁ MUITA OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E QUE AS ÁREAS MAIS BENEFICIADA SÃO AS DE LINGUAGENS E MATEMÁTICA, O QUE NOS ACENDE UM ALERTA. DE FORMA GERAL OS PROFESSORES APONTAM QUE AS FORMAÇÕES CONTINUADAS CONTRIBUEM DE ALGUMA FORMA PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SENDO ESTE UM DOS MOTIVOS PARA OFERTAR MAIS FORMAÇÕES CONTINUADAS QUE CONTEMPLEM AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, A ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO FUNDAMENTAL, CIÊNCIAS DA NATUREZA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA102_ID2217_29092021233747.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE APARECIDA KIEL"
    "autor_nome_curto" => "CRIS "
    "autor_email" => "crikiel@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - PONTA GROSSA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77121
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 223
    "inscrito_id" => 2217
    "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS NO DECORRER DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM GRANDE ALIADO NA PROMOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MUNDO DA CRIANÇA. SENDO ESTA CONSTRUÇÃO, MEDIADA PELO PROFESSOR, ESTE DEVE ESTAR PREPARADO PARA CONDUZIR O ENSINO COM SEGURANÇA E DOMÍNIO DO CONHECIMENTO PARA ENTÃO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO.  O PRESENTE RESUMO EXPANDIDO É PARTE INTEGRANTE DE UMA TESE DE DOUTORAMENTO QUE TRAZ EM SEU REFERENCIAL TEÓRICO DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS OFERTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS COM FOCO VOLTADO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA COLETA DE DADOS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A ONZE (11) PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR. OS DADOS OBTIDOS FORAM DISCUTIDOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTOS POR BARDIN. OS PROFESSORES RESSALTAM QUE NÃO HÁ MUITA OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E QUE AS ÁREAS MAIS BENEFICIADA SÃO AS DE LINGUAGENS E MATEMÁTICA, O QUE NOS ACENDE UM ALERTA. DE FORMA GERAL OS PROFESSORES APONTAM QUE AS FORMAÇÕES CONTINUADAS CONTRIBUEM DE ALGUMA FORMA PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SENDO ESTE UM DOS MOTIVOS PARA OFERTAR MAIS FORMAÇÕES CONTINUADAS QUE CONTEMPLEM AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, A ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, ENSINO FUNDAMENTAL, CIÊNCIAS DA NATUREZA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD4_SA102_ID2217_29092021233747.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE APARECIDA KIEL"
    "autor_nome_curto" => "CRIS "
    "autor_email" => "crikiel@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - PONTA GROSSA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O ENSINO DE CIÊNCIAS NO DECORRER DO ENSINO FUNDAMENTAL É UM GRANDE ALIADO NA PROMOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE MUNDO DA CRIANÇA. SENDO ESTA CONSTRUÇÃO, MEDIADA PELO PROFESSOR, ESTE DEVE ESTAR PREPARADO PARA CONDUZIR O ENSINO COM SEGURANÇA E DOMÍNIO DO CONHECIMENTO PARA ENTÃO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. O PRESENTE RESUMO EXPANDIDO É PARTE INTEGRANTE DE UMA TESE DE DOUTORAMENTO QUE TRAZ EM SEU REFERENCIAL TEÓRICO DISCUSSÕES E REFLEXÕES SOBRE AS OFERTAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS COM FOCO VOLTADO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA COLETA DE DADOS FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO A ONZE (11) PROFESSORES DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR. OS DADOS OBTIDOS FORAM DISCUTIDOS PELA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTOS POR BARDIN. OS PROFESSORES RESSALTAM QUE NÃO HÁ MUITA OFERTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIA E QUE AS ÁREAS MAIS BENEFICIADA SÃO AS DE LINGUAGENS E MATEMÁTICA, O QUE NOS ACENDE UM ALERTA. DE FORMA GERAL OS PROFESSORES APONTAM QUE AS FORMAÇÕES CONTINUADAS CONTRIBUEM DE ALGUMA FORMA PARA A MELHORIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA, SENDO ESTE UM DOS MOTIVOS PARA OFERTAR MAIS FORMAÇÕES CONTINUADAS QUE CONTEMPLEM AS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, A ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.