DIANTE DO CENÁRIO ATUAL QUE SE ENCONTRA O MUNDO, CAUSADA PELA PANDEMIA DA COVID-19, O AMBIENTE ESCOLAR SOFREU IMPACTOS. FOI PRECISO REORGANIZAR AS ESCOLAS PARA DAR CONTINUIDADE AO ENSINO E SEGUIR OS PROTOCOLOS DE SAÚDE. O DISTANCIAMENTO SOCIAL, PARA A PRESERVAÇÃO DE VIDAS, OCASIONOU SUBSTITUIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PARA REMOTAS EMERGENCIAIS. POR CONTA DISSO FOI REALIZADO UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURAIS, DO ENSINO FUNDAMENTAL I, ONDE APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO ON-LINE COM A FINALIDADE DE INVESTIGAR E ABRANGER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ELES NESSE NOVO CENÁRIO. OS RESULTADOS APONTAM QUE PARA AS ESCOLAS MUNICIPAIS, AS PRINCIPAIS DIFICULDADES FORAM O QUANTITATIVO REDUZIDO DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS ON-LINE, A DISTÂNCIA FÍSICA E ATENÇÃO DOS ALUNOS AO CONTEÚDO, FALTA DE RECURSOS DIGITAIS E A REALIZAÇÃO DE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS. JÁ NAS ESCOLAS PARTICULARES, OS MAIORES OBSTÁCULOS FORAM O IMPEDIMENTO DAS AULAS PRÁTICAS, EXPERIÊNCIAS REALIZADAS EM SALA DE AULA E PROBLEMAS RELACIONADOS À INSTABILIDADE NA CONEXÃO DA INTERNET DE MUITOS ALUNOS. AINDA ASSIM, ALGUNS PROFESSORES DA REDE DE ENSINO PRIVADA NÃO RELATARAM DIFICULDADES PARA ESSE NOVO ENSINO REMOTO. DIANTE DESSA ANÁLISE O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI COMPREENDER O ATUAL CENÁRIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19, ANALISAR AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO USO DAS TECNOLOGIAS NAS AULAS REMOTAS EMERGENCIAIS EM MEIO A PANDEMIA, E CONSTATAR AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS EM SE ADAPTAR A ESSA NOVA MODALIDADE DE ENSINO, NAS ESCOLAS MUNICIPAIS E PARTICULARES NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO-BA.