O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU VERIFICAR A CONCEPÇÃO EPISTEMOLÓGICA PRESENTES NAS ATIVIDADES REFERENTES
AO TEMA SUBSTÂNCIAS E MISTURAS APRESENTADAS EM TRÊS LIVROS UTILIZADOS PELOS PROFESSORES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DA CIDADE DE CODÓ, MARANHÃO. O PROCEDIMENTO TÉCNICO-ANALÍTICO IMPLEMENTADO NA INVESTIGAÇÃO, UTILIZOU-SE AS CATEGORIAS DO TRABALHO DE WEISS E LAMBACH (2019), A SABER: GENERALISTA, MÉTODO CIENTÍFICO, VERDADES PRONTAS (EMPIRISTA-INDUTIVISTA), PÓS-CONTEÚDO, HIPOTÉTICO, VERDADES NÃO ABSOLUTAS (DEDUTIVISTA- RACIONALISTA), REALIDADE DO ESTUDANTE, PROBLEMA INICIAL, DIALÓGICA (CONSTRUTIVISTA). OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE (56%) DE ATIVIDADES SÃO PERTENCENTES À CATEGORIA EMPIRISTA-INDUTIVISTA, (39%) PERTENCENTES ÀS CONCEPÇÕES CONSTRUTIVISTAS, E (5%) REFERENTES À CONCEPÇÃO DEDUTIVISTA-RACIONALISTA, DESSA FORMA, A CONCEPÇÃO EMPIRISTA-INDUTIVISTA FOI A MAIS FREQUENTE NAS ATIVIDADES ANALISADAS. NESSA DIREÇÃO, OS DADOS ANALISADOS DEMONSTRAM A NECESSIDADE DOS LIVROS DIDÁTICOS DAS COLEÇÕES INVESTIGADAS APRESENTAREM ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM AOS ESTUDANTES O DESENVOLVIMENTO DA REFLEXÃO, ARGUMENTAÇÃO E QUESTIONAMENTO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS.