COM BASE EM SEIS CURR?CULOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA UNIDADE ACAD?MICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O PRESENTE ESTUDO BUSCOU INVESTIGAR A EDUCA??O AMBIENTAL E A FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES. PARA ISSO, ? LUZ DAS CONTRIBUI??ES DE LUCIE SAUV?, MARCOS REIGOTA E MARTHA TRIST?O, FORAM ANALISADOS OS PROJETOS PEDAG?GICOS DE CURSO E MATRIZES CURRICULARES, POR MEIO DE TR?S OBJETIVOS ESPEC?FICOS: (A) EXPLORAR A INCID?NCIA DA EDUCA??O AMBIENTAL NOS CURR?CULOS; (B) COMPREENDER SEU MODO DE PROMO??O; (C) ANALISAR A INCID?NCIA DO TEMA NAS MATRIZES CURRICULARES. DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DOCUMENTAL E DE CAR?TER EXPLORAT?RIO SOBRE OS CURR?CULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM: CI?NCIAS BIOL?GICAS, GEOGRAFIA, HIST?RIA, LETRAS, MATEM?TICA E PEDAGOGIA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM MEN??ES A EDUCA??O AMBIENTAL EM TODOS OS PROJETOS, HAVENDO DESTAQUE AO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS POR APRESENTAR MAIOR EXPRESSIVIDADE DO TEMA. ESTE, ? MENCIONADO EM SE??ES ENVOLVENDO QUEST?ES SOBRE: DISCIPLINAS; PERFIL PROFISSIONAL; ATIVIDADES/CURSOS DE EXTENS?O, CULTURA E LAZER; PROJETO PIBID; P?S-GRADUA??O LATO SENSU; COM BASE NA POL?TICA NACIONAL DE EDUCA??O AMBIENTAL E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCA??O AMBIENTAL. EM RELA??O AS MATRIZES CURRICULARES, COM EXCE??O DO CURSO DE MATEM?TICA, OS 5 DEMAIS CURSOS COMPREENDEM A EDUCA??O AMBIENTAL. CONCLUI-SE QUE H? DETERMINADA EXPRESSIVIDADE DA EDUCA??O AMBIENTAL NOS CURR?CULOS, POR?M, DE MODO GERAL, H? CAR?NCIAS E POTENCIALIDADES PARA A ARTICULA??O DO TEMA ? PROFISSIONALIZA??O DOCENTE.