A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 76912 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 1578 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS" "resumo" => "COM BASE EM SEIS CURR?CULOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA UNIDADE ACAD?MICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O PRESENTE ESTUDO BUSCOU INVESTIGAR A EDUCA??O AMBIENTAL E A FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES. PARA ISSO, ? LUZ DAS CONTRIBUI??ES DE LUCIE SAUV?, MARCOS REIGOTA E MARTHA TRIST?O, FORAM ANALISADOS OS PROJETOS PEDAG?GICOS DE CURSO E MATRIZES CURRICULARES, POR MEIO DE TR?S OBJETIVOS ESPEC?FICOS: (A) EXPLORAR A INCID?NCIA DA EDUCA??O AMBIENTAL NOS CURR?CULOS; (B) COMPREENDER SEU MODO DE PROMO??O; (C) ANALISAR A INCID?NCIA DO TEMA NAS MATRIZES CURRICULARES. DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DOCUMENTAL E DE CAR?TER EXPLORAT?RIO SOBRE OS CURR?CULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM: CI?NCIAS BIOL?GICAS, GEOGRAFIA, HIST?RIA, LETRAS, MATEM?TICA E PEDAGOGIA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM MEN??ES A EDUCA??O AMBIENTAL EM TODOS OS PROJETOS, HAVENDO DESTAQUE AO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS POR APRESENTAR MAIOR EXPRESSIVIDADE DO TEMA. ESTE, ? MENCIONADO EM SE??ES ENVOLVENDO QUEST?ES SOBRE: DISCIPLINAS; PERFIL PROFISSIONAL; ATIVIDADES/CURSOS DE EXTENS?O, CULTURA E LAZER; PROJETO PIBID; P?S-GRADUA??O LATO SENSU; COM BASE NA POL?TICA NACIONAL DE EDUCA??O AMBIENTAL E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCA??O AMBIENTAL. EM RELA??O AS MATRIZES CURRICULARES, COM EXCE??O DO CURSO DE MATEM?TICA, OS 5 DEMAIS CURSOS COMPREENDEM A EDUCA??O AMBIENTAL. CONCLUI-SE QUE H? DETERMINADA EXPRESSIVIDADE DA EDUCA??O AMBIENTAL NOS CURR?CULOS, POR?M, DE MODO GERAL, H? CAR?NCIAS E POTENCIALIDADES PARA A ARTICULA??O DO TEMA ? PROFISSIONALIZA??O DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, LICENCIATURA, UEMG, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1578_28092021172924.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL ALMEIDA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaalmeida02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 76912 "edicao_id" => 181 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 1578 "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS" "resumo" => "COM BASE EM SEIS CURR?CULOS DE CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA UNIDADE ACAD?MICA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, O PRESENTE ESTUDO BUSCOU INVESTIGAR A EDUCA??O AMBIENTAL E A FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES. PARA ISSO, ? LUZ DAS CONTRIBUI??ES DE LUCIE SAUV?, MARCOS REIGOTA E MARTHA TRIST?O, FORAM ANALISADOS OS PROJETOS PEDAG?GICOS DE CURSO E MATRIZES CURRICULARES, POR MEIO DE TR?S OBJETIVOS ESPEC?FICOS: (A) EXPLORAR A INCID?NCIA DA EDUCA??O AMBIENTAL NOS CURR?CULOS; (B) COMPREENDER SEU MODO DE PROMO??O; (C) ANALISAR A INCID?NCIA DO TEMA NAS MATRIZES CURRICULARES. DESENVOLVEU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO DOCUMENTAL E DE CAR?TER EXPLORAT?RIO SOBRE OS CURR?CULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM: CI?NCIAS BIOL?GICAS, GEOGRAFIA, HIST?RIA, LETRAS, MATEM?TICA E PEDAGOGIA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM MEN??ES A EDUCA??O AMBIENTAL EM TODOS OS PROJETOS, HAVENDO DESTAQUE AO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS POR APRESENTAR MAIOR EXPRESSIVIDADE DO TEMA. ESTE, ? MENCIONADO EM SE??ES ENVOLVENDO QUEST?ES SOBRE: DISCIPLINAS; PERFIL PROFISSIONAL; ATIVIDADES/CURSOS DE EXTENS?O, CULTURA E LAZER; PROJETO PIBID; P?S-GRADUA??O LATO SENSU; COM BASE NA POL?TICA NACIONAL DE EDUCA??O AMBIENTAL E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCA??O AMBIENTAL. EM RELA??O AS MATRIZES CURRICULARES, COM EXCE??O DO CURSO DE MATEM?TICA, OS 5 DEMAIS CURSOS COMPREENDEM A EDUCA??O AMBIENTAL. CONCLUI-SE QUE H? DETERMINADA EXPRESSIVIDADE DA EDUCA??O AMBIENTAL NOS CURR?CULOS, POR?M, DE MODO GERAL, H? CAR?NCIAS E POTENCIALIDADES PARA A ARTICULA??O DO TEMA ? PROFISSIONALIZA??O DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, LICENCIATURA, UEMG, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA102_ID1578_28092021172924.pdf" "created_at" => "2021-12-06 10:38:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL ALMEIDA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafaalmeida02@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias" "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-24" "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }