UM DOS MAIORES DESAFIOS DA ATUALIDADE É A PREOCUPAÇÃO DA SOCIEDADE MODERNA COM AS QUESTÕES
AMBIENTAIS E A BUSCA PELA SUSTENTABILIDADE. NESSE CONTEXTO, ALGUMAS ALTERNATIVAS QUE SE DESTACAM
ENVOLVEM PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO ALIMENTAR. UM EXEMPLO É A IMPLEMENTAÇÃO DE
HORTAS VERTICAIS NAS ESCOLAS. É POSSÍVEL UTILIZAR ESSA ABORDAGEM PARA TRABALHAR CONCEITOS DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL E ALIMENTAR, CONJUNTAMENTE COM A ELABORAÇÃO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS. O PRESENTE TRABALHO
OBJETIVOU A ELABORAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA BASEADA NA CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA VERTICAL ESCOLAR
UTILIZANDO MATERIAIS RECICLADOS E REUTILIZADOS COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL E ALIMENTAR NO ENSINO FUNDAMENTAL II. ESSA ABORDAGEM TRAZ PARA A ESCOLA A RESPONSABILIDADE
DE INICIAR DISCUSSÕES SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADAS À SAÚDE E AO MEIO AMBIENTE. DESSA FORMA, AÇÕES
COMO A IMPLEMENTAÇÃO DAS HORTAS ESCOLARES PODEM CONTRIBUIR NA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CRÍTICOS,
CONSCIENTES E PREOCUPADOS COM AS QUESTÕES AMBIENTAIS E HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS.