Em meio a inúmeras lutas em busca de espaço e do direito de retornar a escola, enfim, recentemente a sociologia retoma o seu lugar como disciplina integrante na grade curricular e reaparece no cenário das escolas públicas do ensino médio. Desta vez com um desafio bem maior, o de permanecer na grade e o de despertar o interesse dos alunos. Visto que é conferida a essa disciplina uma carga horária muito baixa, uma aula de 50 minutos, apenas uma única vez por semana. Essa baixa carga horária a colocaria numa posição desfavorável diante das demais disciplinas e comprometendo o seu próprio desenvolvimento e um melhor aproveitamento por partes dos alunos. Assim conotada como uma disciplina de pouca relevância para formação dos indivíduos no ambiente escolar. O que não procede, visto que a sociologia é de extrema importância para o desenvolvimento do processo educativo dos alunos, bem como as demais disciplinas que compõem a grade curricular. A sociologia resurge na escola para somar forças com as demais disciplinas na tarefa de um melhor resultado no ensino/aprendizagem e no auxilio na formação dos cidadãos através dos debates que envolvem desde questões de cidadania, direitos humanos a questões relativas à cultura e política. Seu compromisso e sua função dentro do contexto escolar é de proporcionar ferramentas que assegurem ao alunado o desenvolvimento de suas habilidades e capacidades intelectuais que os levem a reflexão e a levantarem críticas e questionamentos sobre a realidade que os cercam e assim ajudá-los na compreensão da sociedade da qual estão inseridos.