Este artigo relata uma pesquisa cujo objetivo principal era verificar as potencialidades pedagógicas, a partir da apropriação do jogo Dominó da Álgebra como estratégia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem acerca das noções algébricas, realizada com os alunos do 7º ano, do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Professor José Bento, no município de Santa Helena, Paraíba. Assim, depreende-se a seguinte questão de investigação: de que forma o uso do jogo Dominó da Álgebra pode corroborar para o ensino de noções algébricas, dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Professor José Bento, no município de Santa Helena, Paraíba? O jogo Dominó da Álgebra tem uma proposta didático pedagógica que visa verificar as potencialidades obtidas por parte dos alunos mediante o que foi apresentado em sala de aula, que neste caso abordou as equações do primeiro grau, com o objetivo de estimular a aprendizagem de forma lúdica e o desenvolvimento do pensamento algébrico. A escolha deste jogo se deu de acordo com a sua significância, uma vez que se caracteriza como jogo de fixação de conceitos porque são utilizados após a exposição dos conceitos como substituição das listas de exercícios aplicadas para fixar conceitos e de cunho pedagógico porque são jogos desenvolvidos com objetivos pedagógicos de modo a contribuir no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, verificou-se com este estudo um contexto potencial de colaboração e desenvolvimento de competências dos alunos, bem como apresentou indícios de que a apropriação de jogos representam um momento dinâmico de aprendizagem, tanto para alunos quanto para professores. Por fim, conclui-se que os jogos, a partir das possibilidades de estratégias pedagógicas, se convenientemente planejados, propiciam a construção do conhecimento matemático, bem como são portadores de aspectos que permeiam o processo de aprendizagem: motivação, interesse, relevância e afetividade.