ABORDAGEM HISTÓRICA PRESENTE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2012 PARA O CONTEÚDO DE TERMOQUÍMICA
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Segundo Martins (2006), há vários anos os professores vem percebendo a importância da utilização da história da ciência no ensino de todos os níveis, mas ainda existem grandes barreiras para que a história da ciência desempenhe efetivamente o seu papel na educação básica. Entre essas limitações, destaca-se a falta de material didático adequado (textos sobre história da ciência) que possa ser utilizado no ensino e equívocos a respeito da própria natureza da história da ciência e seu uso na educação. Nesse sentido a presente pesquisa tem como objetivo diagnosticar como os livros didáticos de Química do PNLD 2012 abordam a história da ciência no Ensino de termoquímica, utilizando critérios de seleção descritos no trabalho de Santos (2006). A pesquisa utilizou como método de procedimento o analítico descritivo, de natureza qualitativa. Os livros foram analisados a partir de 4 categorias: Se os livros valorizavam a evolução das ideias para a construção do conhecimento químico; se os livros didáticos comparam as concepções prévias dos alunos, com as concepções vigentes em determinadas épocas históricas; se o livro mostra o caráter hipotético da ciência e as limitações de suas teorias e seus problemas pendentes de solução; e se o conhecimento químico é apresentado como modelo que indica o caráter transitório das ciências. Os livros avaliados foram: Química na abordagem do cotidiano dos autores Peruzzo e Canto; Química 2: Meio Ambiente, Cidadania e tecnologia de Fonseca; Ser protagonista de Lisboa; Química Cidadã de Mol e Santos e por fim o Química dos autores Mortimer e Machado. Os resultados apontam como já apresentado na literatura, que as obras dedicaram pouca importância ao contexto histórico da Ciência no ensino de Termoquímica. 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