SILVA, Joana Darc Anselmo Da et al.. Constribuições do pibid na formação docente. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7022>. Acesso em: 28/12/2024 06:36
Mediante a uma sociedade contemporânea e que está em constantes transformações tecnológicas, a escola possui cada vez mais a necessidade de mudar as práticas educativas, a fim de atender às exigências e cobranças sobre o ensino na formação social e profissional dos sujeitos, como também novos desafios a serem enfrentados pelo professor, e os estudantes que estão iniciando a carreira docente. Diante disso, o trabalho docente é colocado em discussão sobre a sua formação e qualificação profissional, mas sobretudo a sua prática pedagógica no contexto escolar. Este trabalho tem por finalidade refletir e apresentar as contribuições do PIBID na formação docente dos alunos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, na UFPB, campus IV, litoral norte, Mamanguape – PB. O projeto busca fortalecer a formação inicial dos futuros professores, como também a inserção de alunos graduandos de instituições de cursos superiores nas escolas públicas da região, a fim de articular a educação básica e o ensino superior. A experiência proporciona o acumulo de conhecimentos, como também a melhoria e a construção da profissionalização docente de uma formação humanitária para os futuros educadores. A partir da prática desenvolvida no PIBID, percebemos o quanto a formação docente foi melhorada para o graduando em processo de formação, através de reflexões sobre a realidade escolar e práticas de professores que estão atuando. Foram maiores possibilidades formativas e reflexivas que saem da sala de aula da Universidade e ganham o chão da escola trazendo assim novos olhares na construção de seus próprios saberes adquiridos na experiência no contato direto com o cotidiano escolar em prol da sua profissionalização docente.