O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR E EXPOR RESULTADOS DE ESTUDOS DA CIBERCULTURA INSERIDA ATUALMENTE NESSE CENÁRIO DE AULAS A DISTÂNCIA VIVIDO PELA POPULAÇÃO. DIANTE DAS DIFICULDADES DE ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS ENFRENTADOS SOCIALMENTE EM RELAÇÃO A PARALISAÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS DEVIDO AO SURTO PANDÊMICO, QUE VIVE A HUMANIDADE, UMA DAS SOLUÇÕES MAIS ASSERTIVAS PARA A MANUTENÇÃO DAS AULAS ESTÁ SENDO AS AULAS VÍDEOS OU AULAS DIGITAIS EM QUE ENVOLVE O USO DE TECNOLOGIA (AULAS A DISTÂNCIA-EAD). NESSE CONTEXTO, É OBSERVADO O QUÃO IMPORTANTE TEM SIDO A INSERÇÃO DA TECNOLOGIA NO MEIO ESCOLAR, A CIBERCULTURA É A CULTURA QUE SURGIU E QUE VEM SURGINDO TODOS OS DIAS DE FORMA GRADATIVA, COM O USO DAS REDES DE COMPUTADORES E TAMBÉM COM OS OUTROS SUPORTES TECNOLÓGICOS POR MEIO DAS COMUNICAÇÕES VIRTUAIS, DA INDÚSTRIA DE TECNOLOGIA DE ENTRETENIMENTO, DO COMÉRCIO VIRTUAL E DA AQUISIÇÃO DE ELETRÔNICOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO UTILIZOU-SE DO REFERENCIAL TEÓRICO COM DISCUSSÃO EM GIL, LÉVY E QUEROL, DENTRE OUTROS AUTORES PRIMORDIAIS NA PRODUÇÃO DESTAS ANÁLISES E ESTE TRABALHO É UMA PESQUISA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO E DESCRITIVO. A POPULARIZAÇÃO DA INTERNET E DAS TECNOLOGIAS PELA COMUNIDADE POSSIBILITA UMA MAIOR VEICULAÇÃO DAS INTERAÇÕES DIGITAIS E A COMUNICAÇÃO SE TORNA MAIS RÁPIDA POSSIBILITANDO ASSIM MAIOR APROXIMAÇÃO SEJA PELA COLABORAÇÃO DA HIPERTEXTUALIDADE, SEJA PELA CONSTRUÇÃO DE MÚLTIPLAS INTERAÇÕES VIRTUAIS. COM ISSO, É PERCEBIDO QUE AS AULAS A DISTÂNCIA SÃO AULAS VIRTUAIS QUE USAM A INTERNET E AS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS, MAS NEM SEMPRE SEUS USUÁRIOS SABEM O REAL CONCEITO DESSAS TECNOLOGIAS.