Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MINHOCARIO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PRATICO-METODOLOGICA COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENANCIO DOS SANTOS CUITÉ-PB

Palavra-chaves: PRATICAS PEDAGÓGICA, NOVAS METODOLOGIAS, DIDÁTICA NO ENSINO Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7493
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 275
    "inscrito_id" => 4485
    "titulo" => "MINHOCARIO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PRATICO-METODOLOGICA COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENANCIO DOS SANTOS CUITÉ-PB"
    "resumo" => "O presente trabalho trata do desenvolvimento de experiências pratico-metodologicas no ensino de ciências e biologia através de minhocarios na escola, tendo como objetivo desenvolver atividades práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, educação ambiental, consumismo, reciclagem de matéria orgânica domiciliar, através da confecção e produção de composteiras a base de minhocas em aulas das disciplinas de Biologia e Química, com o intuito de se inserir novas metodologias para o ensino das ciências. Através da construção e acompanhamento de minhocarios na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, tendo como foco principal as turmas do 2º ano do ensino médio, tais atividades foram divididas em etapas, a primeira etapa constituiu-se a partir de aulas teóricas discursivas com o intuito de situar os alunos no assunto, a segunda etapa se desenvolveu por mostrar como confeccionar e o funcionamento de composteiras a base de minhocas, realizado através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de biologia e química, a terceira etapa os estudantes recolheram cascas de verdura e resto de alimentos na cantina da escola para passarem por um processo de pré-compostagem, e só após então servir de alimento para as minhocas, a quarta etapa consistiu em uma visita a empresa de produção orgânica de hortaliça e verduras Canteiro Cheiro Verde com objetivo de coletar minhocas em canteiros desativados de hortaliças, a ultima etapa a quinta foi realizado o monitoramento do minhocario em seus aspectos físico-químicos e biológico. Ao final desta experiência pode-se notar nos alunos, uma melhor compreensão dos aspectos, causas e concepções dos múltiplos temas abordados, mostrando que tal metodologia alem de aplicar a teoria na pratica permite que os estudantes formulem suas próprias hipóteses e concepções com respeito a importância de tais processos na natureza e na vida humana. Permitindo uma educação inclusiva, participativa na busca de uma reformulação na educação, tão necessária diante das varias dificuldades enfrentadas no ensino de ciências e biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "PRATICAS PEDAGÓGICA, NOVAS METODOLOGIAS, DIDÁTICA NO ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_07_2014_11_19_28_idinscrito_4485_a540a9420e2d381656f404ee9fb1a736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO NOGUEIRA LINHARES FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "joaobiologia2013@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7493
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 275
    "inscrito_id" => 4485
    "titulo" => "MINHOCARIO NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA PRATICO-METODOLOGICA COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ORLANDO VENANCIO DOS SANTOS CUITÉ-PB"
    "resumo" => "O presente trabalho trata do desenvolvimento de experiências pratico-metodologicas no ensino de ciências e biologia através de minhocarios na escola, tendo como objetivo desenvolver atividades práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, educação ambiental, consumismo, reciclagem de matéria orgânica domiciliar, através da confecção e produção de composteiras a base de minhocas em aulas das disciplinas de Biologia e Química, com o intuito de se inserir novas metodologias para o ensino das ciências. Através da construção e acompanhamento de minhocarios na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, tendo como foco principal as turmas do 2º ano do ensino médio, tais atividades foram divididas em etapas, a primeira etapa constituiu-se a partir de aulas teóricas discursivas com o intuito de situar os alunos no assunto, a segunda etapa se desenvolveu por mostrar como confeccionar e o funcionamento de composteiras a base de minhocas, realizado através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de biologia e química, a terceira etapa os estudantes recolheram cascas de verdura e resto de alimentos na cantina da escola para passarem por um processo de pré-compostagem, e só após então servir de alimento para as minhocas, a quarta etapa consistiu em uma visita a empresa de produção orgânica de hortaliça e verduras Canteiro Cheiro Verde com objetivo de coletar minhocas em canteiros desativados de hortaliças, a ultima etapa a quinta foi realizado o monitoramento do minhocario em seus aspectos físico-químicos e biológico. Ao final desta experiência pode-se notar nos alunos, uma melhor compreensão dos aspectos, causas e concepções dos múltiplos temas abordados, mostrando que tal metodologia alem de aplicar a teoria na pratica permite que os estudantes formulem suas próprias hipóteses e concepções com respeito a importância de tais processos na natureza e na vida humana. Permitindo uma educação inclusiva, participativa na busca de uma reformulação na educação, tão necessária diante das varias dificuldades enfrentadas no ensino de ciências e biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, CURRÍCULO E POLÍTICA EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "PRATICAS PEDAGÓGICA, NOVAS METODOLOGIAS, DIDÁTICA NO ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_28_07_2014_11_19_28_idinscrito_4485_a540a9420e2d381656f404ee9fb1a736.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO NOGUEIRA LINHARES FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO"
    "autor_email" => "joaobiologia2013@gmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente trabalho trata do desenvolvimento de experiências pratico-metodologicas no ensino de ciências e biologia através de minhocarios na escola, tendo como objetivo desenvolver atividades práticas relacionadas ao desenvolvimento sustentável, educação ambiental, consumismo, reciclagem de matéria orgânica domiciliar, através da confecção e produção de composteiras a base de minhocas em aulas das disciplinas de Biologia e Química, com o intuito de se inserir novas metodologias para o ensino das ciências. Através da construção e acompanhamento de minhocarios na Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos, tendo como foco principal as turmas do 2º ano do ensino médio, tais atividades foram divididas em etapas, a primeira etapa constituiu-se a partir de aulas teóricas discursivas com o intuito de situar os alunos no assunto, a segunda etapa se desenvolveu por mostrar como confeccionar e o funcionamento de composteiras a base de minhocas, realizado através da interdisciplinaridade entre as disciplinas de biologia e química, a terceira etapa os estudantes recolheram cascas de verdura e resto de alimentos na cantina da escola para passarem por um processo de pré-compostagem, e só após então servir de alimento para as minhocas, a quarta etapa consistiu em uma visita a empresa de produção orgânica de hortaliça e verduras Canteiro Cheiro Verde com objetivo de coletar minhocas em canteiros desativados de hortaliças, a ultima etapa a quinta foi realizado o monitoramento do minhocario em seus aspectos físico-químicos e biológico. Ao final desta experiência pode-se notar nos alunos, uma melhor compreensão dos aspectos, causas e concepções dos múltiplos temas abordados, mostrando que tal metodologia alem de aplicar a teoria na pratica permite que os estudantes formulem suas próprias hipóteses e concepções com respeito a importância de tais processos na natureza e na vida humana. Permitindo uma educação inclusiva, participativa na busca de uma reformulação na educação, tão necessária diante das varias dificuldades enfrentadas no ensino de ciências e biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.