Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: WEB 2.0, FERRAMENTAS ONLINE, ENSINO-APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7029
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 902
    "inscrito_id" => 3978
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo que analisa se ferramentas online, disponíveis na Web 2.0, podem contribuir para a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Logo, como tema central será tratado o uso desses recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto organizamos uma pesquisa que pode ser classificada como uma pesquisa-ação, conforme analisa Brennand (2012, p.73). Com isso, serão apresentadas atividades pedagógicas utilizando tais ferramentas da Web 2.0, como: Facebook, Twitter e Google Docs, e suas possibilidades para o trabalho educativo na aquisição de habilidades de leitura e escrita, propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) - Ensino Médio. O uso e análise das ferramentas online serão esplanadas em um projeto de extensão, que tem como objetivo inserir a tecnologia nas atividades pedagógicas das escolas do Sertão Paraibano, de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos como embasamento teórico as reflexões e ideias de autores como Pierre Lévy (1999) e André Lemos (2003) que abordam o universo da cibercultura, Tim O’Reilly (2007) que fala da Web 2.0, bem como teóricos que refletem a utilização das ferramentas digitais voltadas para habilidades de leitura e escrita. Como resultados, identificamos que os alunos envolvidos nas atividades propostas conseguiram ter um maior aproveitamento por se tratar de utilizar recursos tecnológicos que estão em seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "WEB 2.0, FERRAMENTAS ONLINE, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_53_21_idinscrito_3978_d46c4c9f1c3c499b58ad4e75b9a3e0e6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO HORÁCIO DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "HUGO HORÁCIO"
    "autor_email" => "hugohoraciol@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7029
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 902
    "inscrito_id" => 3978
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA WEB 2.0 NA EDUCAÇÃO: EXPLORANDO HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Este artigo apresenta um estudo que analisa se ferramentas online, disponíveis na Web 2.0, podem contribuir para a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Logo, como tema central será tratado o uso desses recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto organizamos uma pesquisa que pode ser classificada como uma pesquisa-ação, conforme analisa Brennand (2012, p.73). Com isso, serão apresentadas atividades pedagógicas utilizando tais ferramentas da Web 2.0, como: Facebook, Twitter e Google Docs, e suas possibilidades para o trabalho educativo na aquisição de habilidades de leitura e escrita, propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) - Ensino Médio. O uso e análise das ferramentas online serão esplanadas em um projeto de extensão, que tem como objetivo inserir a tecnologia nas atividades pedagógicas das escolas do Sertão Paraibano, de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos como embasamento teórico as reflexões e ideias de autores como Pierre Lévy (1999) e André Lemos (2003) que abordam o universo da cibercultura, Tim O’Reilly (2007) que fala da Web 2.0, bem como teóricos que refletem a utilização das ferramentas digitais voltadas para habilidades de leitura e escrita. Como resultados, identificamos que os alunos envolvidos nas atividades propostas conseguiram ter um maior aproveitamento por se tratar de utilizar recursos tecnológicos que estão em seu cotidiano."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "WEB 2.0, FERRAMENTAS ONLINE, ENSINO-APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_11_53_21_idinscrito_3978_d46c4c9f1c3c499b58ad4e75b9a3e0e6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HUGO HORÁCIO DE LUCENA"
    "autor_nome_curto" => "HUGO HORÁCIO"
    "autor_email" => "hugohoraciol@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que analisa se ferramentas online, disponíveis na Web 2.0, podem contribuir para a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Logo, como tema central será tratado o uso desses recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto organizamos uma pesquisa que pode ser classificada como uma pesquisa-ação, conforme analisa Brennand (2012, p.73). Com isso, serão apresentadas atividades pedagógicas utilizando tais ferramentas da Web 2.0, como: Facebook, Twitter e Google Docs, e suas possibilidades para o trabalho educativo na aquisição de habilidades de leitura e escrita, propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) - Ensino Médio. O uso e análise das ferramentas online serão esplanadas em um projeto de extensão, que tem como objetivo inserir a tecnologia nas atividades pedagógicas das escolas do Sertão Paraibano, de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos como embasamento teórico as reflexões e ideias de autores como Pierre Lévy (1999) e André Lemos (2003) que abordam o universo da cibercultura, Tim O’Reilly (2007) que fala da Web 2.0, bem como teóricos que refletem a utilização das ferramentas digitais voltadas para habilidades de leitura e escrita. Como resultados, identificamos que os alunos envolvidos nas atividades propostas conseguiram ter um maior aproveitamento por se tratar de utilizar recursos tecnológicos que estão em seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.