Este artigo apresenta um estudo que analisa se ferramentas online, disponíveis na Web 2.0, podem contribuir para a aquisição de habilidades de leitura e escrita. Logo, como tema central será tratado o uso desses recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto organizamos uma pesquisa que pode ser classificada como uma pesquisa-ação, conforme analisa Brennand (2012, p.73). Com isso, serão apresentadas atividades pedagógicas utilizando tais ferramentas da Web 2.0, como: Facebook, Twitter e Google Docs, e suas possibilidades para o trabalho educativo na aquisição de habilidades de leitura e escrita, propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) - Ensino Médio. O uso e análise das ferramentas online serão esplanadas em um projeto de extensão, que tem como objetivo inserir a tecnologia nas atividades pedagógicas das escolas do Sertão Paraibano, de forma a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Utilizamos como embasamento teórico as reflexões e ideias de autores como Pierre Lévy (1999) e André Lemos (2003) que abordam o universo da cibercultura, Tim O’Reilly (2007) que fala da Web 2.0, bem como teóricos que refletem a utilização das ferramentas digitais voltadas para habilidades de leitura e escrita. Como resultados, identificamos que os alunos envolvidos nas atividades propostas conseguiram ter um maior aproveitamento por se tratar de utilizar recursos tecnológicos que estão em seu cotidiano.