Na contemporaneidade, o letramento constitui-se como um direito do cidadão, independentemente de sua condição social, todo indivíduo deve ter acesso ao processo de aquisição da linguagem oral e escrita, por meio do letramento. No entanto, em alguns países ainda em processo de desenvolvimento há indícios de exclusão com relação ao processo de letramento, ainda há um número significativo de indivíduos que buscam o título de letrados, a fim de, alcançar visibilidade social, deixar de estar à margem da sociedade para ocupar um lugar de igualdade econômica, cognitiva e participativa socialmente falando, que o letramento pode proporcionar. Analisar a alfabetização e refletir sobre ela na perspectiva do letramento é algo bastante recente e é nesse contexto que surgem questões como, por exemplo, Por que trabalhar a alfabetização e o letramento ao mesmo tempo, ou seja, por que alfabetizar letrando? Como alfabetizar na perspectiva do letramento? Qual a importância desse tipo de alfabetização para a formação do sujeito? O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões e buscar responder a alguns questionamentos muito presentes no ambiente escolar sobre as relações entre o processo de ensino – aprendizagem da leitura e da escrita, a alfabetização seus usos sociais e o letramento, no âmbito da sala de aula.