SERAFIM, Jaiza Lopes Dutra et al.. Eja, clave da educação libertária. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7198>. Acesso em: 13/11/2024 03:50
Considerando a influência marcante de Paulo Freire no processo de construção e efetivação da EJA – Educação de Jovens e Adultos no Brasil pretende-se, neste artigo, buscar de maneira epistemológica refletir acerca das condições de ensino e de autonomia nas práticas docentes da EJA. Tomando por guia teórico-metodológico as concepções freirianas de educação como prática libertária, direito de todos os cidadãos, discutiremos tópicos como a evasão escolar, a não efetivação da EJA, os desafios de uma educação emancipadora, e os paradoxos que enfrentamos para a construção da liberdade de pensamento tão almejada entre educandos e educadores. A educação como prática de liberdade pode muito, pois empodera e legitima as vozes dos sujeitos e sujeitas.