Este artigo é fruto de um trabalho de pesquisa monográfica intitulado: Educação para as Relações étnicas: Identidade e Interculturalidade no PROLIND – UFCG pretende analisar a representação que este curso desenvolvido em parceria com a Organização dos Professores Indígenas Potiguaras(OPIP) tendo como premissa a proposta de um curso superior de formação inicial ofertado a professores potiguaras vislumbrando oferecer uma educação nas lides acadêmicas. Como arcabouço teórico este trabalho dialoga com a Educação e a História, do ponto de vista cultural, discutindo em autores, como: Certeau(2008);Fleuri(2002), dentre outros. Metodologicamente trata-se de um artigo produto de uma pesquisa qualitativa com a utilização da História Oral como ferramenta de análise. Diante disto pretendemos verificar novas possibilidades para se trabalhar estes povos a partir do dialogo intercultural entre identidades indígenas e não indígenas, contudo preservando seus saberes tradicionais de forma a recontar a nossa História, e formar seres críticos, e cônscios de seu papel de protagonismo histórico e mudança social, promovendo uma possibilidade de Educação para as Relações étnicas.