A pesquisa foi elaborada e desenvolvida com os alunos do Ensino Médio da escola estadual Professor Manoel Mangueira Lima, localizada na Zona Norte da cidade de Cajazeiras-PB, na perspectiva de desenvolver conhecimentos sobre Matemática Financeira de forma significativa, por meio de atividades diferenciadas, desde que esse conteúdo é pouco valorizado pela maioria dos professores do Ensino Médio. Utilizamos de metodologias diferenciadas que estimularam o pensamento crítico-reflexivo dos alunos com relação à Matemática Financeira, bem como desenvolveram o raciocínio lógico favorecendo a aquisição do conhecimento de maneira significativa, onde fizemos uso de jogos, história da matemática, vídeos, músicas e questões contextualizadas para desenvolver melhor aprendizagem dos discentes com relação à matemática financeira como também a situação socioeconômica do país. Com isso os alunos puderam desenvolver os seus conhecimentos não apenas em relação à Matemática, mas também do ambiente em que vivem. Para isso realizamos uma pesquisa semiestruturada com relação à forma como os alunos veem a matemática financeira, como também suas percepções sobre as metodologias que melhor favorecem a aprendizagem, além de outros aspectos como motivação para estudar a disciplina. Esses fatores quantitativos irão evidenciar a necessidade de uma prática de ensino de matemática significativa e que faça uso de atividades que permitam ao aluno participar ativamente da aula sem qualquer pressão, e sim pelo fato de que este se diverte e se sente motivado.