Este trabalho apresenta um exemplar dos resultados obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa de intervenção, cujos dados originaram um trabalho de dissertação, inserida na linha de pesquisa Leitura e Produção de texto, do Mestrado Profissional em Formação de Professores- MFP ( UEPB) intitulada: Concepções de leitura: implicações na ação docente para formação sujeito leitor( professor/aluno). Especificamente, esse exemplar focaliza uma amostragem da referida pesquisa realizada em sala de aula com uma turma de alunos da 3ª etapa do 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos/ EJA, na disciplina de Língua Portuguesa. A análise é de base qualitativa e corresponde a um estudo de caso, o qual teve como objetivo investigar o processo de desenvolvimento da produção escrita do gênero – carta argumentativa - em sala de aula da EJA, considerando, nessa direção, a produção de texto como processo. Esta pesquisa situa-se no contexto da Linguística Aplicada, sob as contribuições teóricas da Linguística Textual e Sociointeracionista. Resultados dessa análise revelam que o sujeito dessa pesquisa atribui à escrita um valor inestimável e que mesmo diante das dificuldades específicas da Educação de Jovens e Adultos é possível realizar uma prática de escrita, focalizando o processo da reescritura em sala de aula.