Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DE ESCRITA E DE REESCRITURA DE CARTAS ARGUMENTATIVAS NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Palavra-chaves: PRODUÇÃO ESCRITA, REESCRITURA, CARTA ARGUMENTATIVA. Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7801
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 3605
    "titulo" => "PRÁTICA DE ESCRITA E DE REESCRITURA DE CARTAS ARGUMENTATIVAS NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um exemplar dos resultados obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa de intervenção, cujos dados originaram um trabalho de dissertação, inserida na linha de pesquisa Leitura e Produção de texto, do Mestrado Profissional em Formação de Professores- MFP ( UEPB)  intitulada: Concepções de leitura: implicações na ação docente para formação sujeito leitor( professor/aluno). Especificamente, esse exemplar focaliza uma amostragem da referida pesquisa realizada em sala de aula com uma turma de alunos da 3ª etapa do 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos/ EJA, na disciplina de Língua Portuguesa. A análise é de base qualitativa e corresponde a um estudo de caso, o qual teve como objetivo investigar o processo de desenvolvimento da produção escrita do gênero – carta argumentativa - em sala de aula da EJA, considerando, nessa direção, a produção de texto como processo. Esta pesquisa situa-se no contexto da Linguística Aplicada, sob as contribuições teóricas da Linguística Textual e Sociointeracionista. Resultados dessa análise revelam que o sujeito dessa pesquisa atribui à escrita um valor inestimável e que mesmo diante das dificuldades específicas da Educação de Jovens e Adultos é possível realizar uma prática de escrita, focalizando o processo da reescritura em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO ESCRITA, REESCRITURA, CARTA ARGUMENTATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_07_2014_23_03_15_idinscrito_3605_3c2e44d579a339c5a980151ec335e6e3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOVELINA ROCHA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "JOVELINA"
    "autor_email" => "jovelinaflorentino4@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7801
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 146
    "inscrito_id" => 3605
    "titulo" => "PRÁTICA DE ESCRITA E DE REESCRITURA DE CARTAS ARGUMENTATIVAS NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um exemplar dos resultados obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa de intervenção, cujos dados originaram um trabalho de dissertação, inserida na linha de pesquisa Leitura e Produção de texto, do Mestrado Profissional em Formação de Professores- MFP ( UEPB)  intitulada: Concepções de leitura: implicações na ação docente para formação sujeito leitor( professor/aluno). Especificamente, esse exemplar focaliza uma amostragem da referida pesquisa realizada em sala de aula com uma turma de alunos da 3ª etapa do 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos/ EJA, na disciplina de Língua Portuguesa. A análise é de base qualitativa e corresponde a um estudo de caso, o qual teve como objetivo investigar o processo de desenvolvimento da produção escrita do gênero – carta argumentativa - em sala de aula da EJA, considerando, nessa direção, a produção de texto como processo. Esta pesquisa situa-se no contexto da Linguística Aplicada, sob as contribuições teóricas da Linguística Textual e Sociointeracionista. Resultados dessa análise revelam que o sujeito dessa pesquisa atribui à escrita um valor inestimável e que mesmo diante das dificuldades específicas da Educação de Jovens e Adultos é possível realizar uma prática de escrita, focalizando o processo da reescritura em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO ESCRITA, REESCRITURA, CARTA ARGUMENTATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_05_07_2014_23_03_15_idinscrito_3605_3c2e44d579a339c5a980151ec335e6e3.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOVELINA ROCHA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "JOVELINA"
    "autor_email" => "jovelinaflorentino4@gmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este trabalho apresenta um exemplar dos resultados obtidos no desenvolvimento de uma pesquisa de intervenção, cujos dados originaram um trabalho de dissertação, inserida na linha de pesquisa Leitura e Produção de texto, do Mestrado Profissional em Formação de Professores- MFP ( UEPB) intitulada: Concepções de leitura: implicações na ação docente para formação sujeito leitor( professor/aluno). Especificamente, esse exemplar focaliza uma amostragem da referida pesquisa realizada em sala de aula com uma turma de alunos da 3ª etapa do 3º segmento da Educação de Jovens e Adultos/ EJA, na disciplina de Língua Portuguesa. A análise é de base qualitativa e corresponde a um estudo de caso, o qual teve como objetivo investigar o processo de desenvolvimento da produção escrita do gênero – carta argumentativa - em sala de aula da EJA, considerando, nessa direção, a produção de texto como processo. Esta pesquisa situa-se no contexto da Linguística Aplicada, sob as contribuições teóricas da Linguística Textual e Sociointeracionista. Resultados dessa análise revelam que o sujeito dessa pesquisa atribui à escrita um valor inestimável e que mesmo diante das dificuldades específicas da Educação de Jovens e Adultos é possível realizar uma prática de escrita, focalizando o processo da reescritura em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.