O ENSINO RELIGIOSO É UMA ÁREA ONDE EMERGEM FORTES DEBATES, VISTO QUE A TRADIÇÃO BRASILEIRA NESTE RAMO FOI DE TORNAR ESTA DISCIPLINA FERRAMENTA DA FORMAÇÃO CATEQUÉTICA, ASSIM SENDO, ESTE TRABALHO BUSCA CONTRIBUIR NA DISCUSSÃO EM TORNO DO ENSINO RELIGIOSO POR MEIO DE UM ESTUDO QUE TRILHA ENTRE AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO, MAS AMBIENTADO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. O PRESENTE TRABALHO ANALISA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA MUNICIPAL JUVENATO PADRE GUEDES, INSTITUIÇÃO LOCALIZADA NA CIDADE DE VICÊNCIA NO INTERIOR DE PERNAMBUCO, ENTRE OS ANOS DE 1971 E 1995. TRAZENDO UMA DISCUSSÃO EM TORNO DE COMO O CURRÍCULO E A PRÁTICA DOCENTE EXERCEM INFLUÊNCIAS MÚTUAS, DE MODO QUE UM CONFIGURA O OUTRO, ESTE ESTUDO BUSCA REFLETIR SOBRE AS NUANCES DE UM CONTEÚDO RELIGIOSO QUE CHEGA À SALA DE AULA POR MEIO DAS CRENÇAS, VALORES E IDEIAS DOS PROFESSORES ASSIM COMO ADQUIRE CARACTERÍSTICAS DE INSTRUMENTO DE MODELAMENTO SOCIAL A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO MORAL E CÍVICA.