ESTE TRABALHO ABORDA UM TEMA ESTRUTURANTE PARA O ENSINO DE QUÍMICA: O CONCEITO DE ENTROPIA E A SUA RELAÇÃO COM A DESORDEM. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI PROPOR UMA SEQüÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO A ABORDAGEM DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM EXPERIMENTOS QUÍMICOS PARA MELHORAR A COMPREENSÃO DO CONCEITO DA ENTROPIA PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. PARA TAL OBJETIVO, FOI APLICADA UMA SEQüÊNCIA DIDÁTICA EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA DESSE TRABALHO FOI DE INCLUIR UMA DISCUSSÃO QUALITATIVA DA FORMULAÇÃO DE LUDWIG BOLTZMANN PARA O CONCEITO DA ENTROPIA, POIS A MESMA VISA UMA INTERPRETAÇÃO MICROSCÓPICA DESSA PROPRIEDADE TERMODINÂMICA. A SEQüÊNCIA DIDÁTICA FOI APLICADA EM TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, CORRESPONDENTES A TRÊS AULAS DE 50 MINUTOS CADA, EM UMA ESCOLA FEDERAL LOCALIZADA NA CIDADE DO RECIFE E VINCULADA A UFPE. OS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA SEQüÊNCIA DIDÁTICA FORAM SUFICIENTES PARA CONSTRUÇÃO DE UMA MATRIZ DE ASSOCIAÇÃO, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS MAPAS CONCEITUAIS CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS E POSTERIOR ANÁLISE BIDIMENSIONAL DOS MESMOS. TAL ANÁLISE MOSTROU A RELAÇÃO DIRETA QUE OS ALUNOS FIZERAM DO CONCEITO DA ENTROPIA COM O CONCEITO DE DESORDEM, COMO TAMBÉM, FOI POSSÍVEL VERIFICAR, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS QUESTIONAMENTOS DE INVESTIGAÇÃO, QUE APÓS A APLICAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE FORMA DIALOGADA COM OS ALUNOS, OS MESMOS OBTIVERAM PORCENTAGENS DE ACERTO SUPERIORES A 70%.