ENSINO DE BOT NICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL: ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PROPOSTAS REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68498 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2877 "inscrito_id" => 5275 "titulo" => "ENSINO DE BOT NICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL: ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PROPOSTAS REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA, EM ESPECIAL, OS CONTEÚDOS RELACIONADOS À FISIOLOGIA DOS VEGETAIS (FV), TÊM SIDO CONSIDERADO POR ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO DEVIDO A FORMA DEMASIADAMENTE TEÓRICA PELA QUAL ESSES ASSUNTOS TÊM SIDO TRATADOS. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS ABORDADAS EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS AMPLAMENTE UTILIZADAS NAS REDES ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE E NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO ROQUE, SENDO ELAS A COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” E A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA”, RESPECTIVAMENTE. PARA A ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS POR VASCONCELOS E SOUTO (2003), SENDO ELES: I. PROPÕE QUESTÕES AO FINAL DA ATIVIDADE?; II. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES TÊM ENFOQUE MULTIDISCIPLINAR?; III. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES PRIORIZAM A PROBLEMATIZAÇÃO?; IV. A EXPERIMENTAÇÃO E/OU AS ATIVIDADES TRAZIDAS AO FINAL PROPÕEM TRABALHO EM GRUPO?; V. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO ISENTAS DE RISCO PARA ALUNOS?; VI. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO FACILMENTE EXECUTÁVEIS?; VII. AO FINAL DA EXPERIMENTAÇÃO SÃO INDICADAS FONTES COMPLEMENTARES PARA CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS?. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE NA COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” 14,8% DAS ATIVIDADES PRÁTICAS ESTÃO RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE FV ENQUANTO NA COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” 12,5% DAS ATIVIDADES ABORDAM O ASSUNTO EM QUESTÃO. CONTUDO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM AMBAS AS COLEÇÕES NÃO CONTEMPLAM OS CONTEÚDOS TIDO PELOS ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E SE APRESENTAM DE MANEIRA INCIPIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ENSINO PÚBLICO, BOTÂNICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5275_01102020235006.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE CHAVES SERRA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE CHAVES" "autor_email" => "acarolinechavess@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)" "autor_imagem" => "5f3b4b28788ad_18082020_002944.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68498 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2877 "inscrito_id" => 5275 "titulo" => "ENSINO DE BOT NICA COM ÊNFASE EM FISIOLOGIA VEGETAL: ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS PROPOSTAS REALIZADA EM LIVROS DIDÁTICOS" "resumo" => "O ENSINO DE BOTÂNICA, EM ESPECIAL, OS CONTEÚDOS RELACIONADOS À FISIOLOGIA DOS VEGETAIS (FV), TÊM SIDO CONSIDERADO POR ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO DEVIDO A FORMA DEMASIADAMENTE TEÓRICA PELA QUAL ESSES ASSUNTOS TÊM SIDO TRATADOS. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS ABORDADAS EM DUAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS AMPLAMENTE UTILIZADAS NAS REDES ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO ROQUE E NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO ROQUE, SENDO ELAS A COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” E A COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA”, RESPECTIVAMENTE. PARA A ANÁLISE DAS ATIVIDADES PRÁTICAS, LEVOU-SE EM CONSIDERAÇÃO OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS POR VASCONCELOS E SOUTO (2003), SENDO ELES: I. PROPÕE QUESTÕES AO FINAL DA ATIVIDADE?; II. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES TÊM ENFOQUE MULTIDISCIPLINAR?; III. AS QUESTÕES TRAZIDAS AO FINAL DAS EXPERIMENTAÇÕES PRIORIZAM A PROBLEMATIZAÇÃO?; IV. A EXPERIMENTAÇÃO E/OU AS ATIVIDADES TRAZIDAS AO FINAL PROPÕEM TRABALHO EM GRUPO?; V. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO ISENTAS DE RISCO PARA ALUNOS?; VI. AS EXPERIMENTAÇÕES SÃO FACILMENTE EXECUTÁVEIS?; VII. AO FINAL DA EXPERIMENTAÇÃO SÃO INDICADAS FONTES COMPLEMENTARES PARA CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS?. COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONSTATOU-SE QUE NA COLEÇÃO “SER PROTAGONISTA” 14,8% DAS ATIVIDADES PRÁTICAS ESTÃO RELACIONADAS AO CONTEÚDO DE FV ENQUANTO NA COLEÇÃO “CONEXÕES COM A BIOLOGIA” 12,5% DAS ATIVIDADES ABORDAM O ASSUNTO EM QUESTÃO. CONTUDO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM AMBAS AS COLEÇÕES NÃO CONTEMPLAM OS CONTEÚDOS TIDO PELOS ALUNOS COMO DE DIFÍCIL COMPREENSÃO E SE APRESENTAM DE MANEIRA INCIPIENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ENSINO PÚBLICO, BOTÂNICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5275_01102020235006.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:50" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE CHAVES SERRA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE CHAVES" "autor_email" => "acarolinechavess@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)" "autor_imagem" => "5f3b4b28788ad_18082020_002944.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }