A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67496 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1345 "inscrito_id" => 4516 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DOS ESTUDOS E DISCUSSÕES OCORRIDOS DURANTE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO A NÍVEL DE MESTRADO, DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES. ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS PERCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) MEDIANTE LEITURAS E DISCUSSÕES REALIZADAS EM AULA, VISANDO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE E O TEMA. O ESTUDO APOIOU-SE NOS POSTULADOS DE SOARES (1998, 2001 E 2004), SASSERON E CARVALHO (2011), LORENZETTI E DELIZOICOV (2001), CHASSOT (2002) TENDO COMO PRESSUPOSTO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE. AS ANÁLISES FORAM DIRECIONADAS PARA A ATUAÇÃO DE LICENCIANDOS. A METODOLOGIA APROXIMA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, NO FORMATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE VIVENCIADAS POR UMA DAS AUTORAS. FORAM OBJETOS DE ANÁLISES, O DIÁRIO DE CAMPO, BEM COMO AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES RELACIONADAS COM PROJETOS DESENVOLVIDOS COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA. A PARTIR DOS ESTUDOS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PROPORCIONA UMA COMPREENSÃO DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E DESENVOLVE NOS ESTUDANTES, A CAPACIDADE DE SE ENVOLVER EM QUESTÕES QUE REFLETEM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DO COTIDIANO. ASSIM, A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ RELACIONADA COM A CAPACIDADE DE DESENVOLVER NOS INDIVÍDUOS O PENSAMENTO DE FORMA LÓGICA E CRÍTICA A PARTIR DAS LEITURAS DE MUNDO A FIM DE POSICIONAR COMO UM CIDADÃO TENDO A CONSCIÊNCIA PARA TOMAR DECISÕES RELACIONADAS COM OS ASSUNTOS QUE O CERCA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, LETRAMENTO, APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4516_21102020151500.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DANIELLE LOBATO PAES" "autor_nome_curto" => "DANIELLE " "autor_email" => "dany.lobato25@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE ITAITUBA (FAI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67496 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1345 "inscrito_id" => 4516 "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A SUA RELAÇÃO COM O CONTEXTO DA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DOS ESTUDOS E DISCUSSÕES OCORRIDOS DURANTE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO A NÍVEL DE MESTRADO, DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES. ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS PERCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) MEDIANTE LEITURAS E DISCUSSÕES REALIZADAS EM AULA, VISANDO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE E O TEMA. O ESTUDO APOIOU-SE NOS POSTULADOS DE SOARES (1998, 2001 E 2004), SASSERON E CARVALHO (2011), LORENZETTI E DELIZOICOV (2001), CHASSOT (2002) TENDO COMO PRESSUPOSTO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE. AS ANÁLISES FORAM DIRECIONADAS PARA A ATUAÇÃO DE LICENCIANDOS. A METODOLOGIA APROXIMA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, NO FORMATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE VIVENCIADAS POR UMA DAS AUTORAS. FORAM OBJETOS DE ANÁLISES, O DIÁRIO DE CAMPO, BEM COMO AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES RELACIONADAS COM PROJETOS DESENVOLVIDOS COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA. A PARTIR DOS ESTUDOS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PROPORCIONA UMA COMPREENSÃO DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E DESENVOLVE NOS ESTUDANTES, A CAPACIDADE DE SE ENVOLVER EM QUESTÕES QUE REFLETEM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DO COTIDIANO. ASSIM, A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ RELACIONADA COM A CAPACIDADE DE DESENVOLVER NOS INDIVÍDUOS O PENSAMENTO DE FORMA LÓGICA E CRÍTICA A PARTIR DAS LEITURAS DE MUNDO A FIM DE POSICIONAR COMO UM CIDADÃO TENDO A CONSCIÊNCIA PARA TOMAR DECISÕES RELACIONADAS COM OS ASSUNTOS QUE O CERCA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, LETRAMENTO, APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA, DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID4516_21102020151500.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:28" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DANIELLE LOBATO PAES" "autor_nome_curto" => "DANIELLE " "autor_email" => "dany.lobato25@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE ITAITUBA (FAI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }