O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DOS ESTUDOS E DISCUSSÕES OCORRIDOS DURANTE A DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO A NÍVEL DE MESTRADO, DA UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES. ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS PERCEPÇÕES DE AUTORES SOBRE A TEMÁTICA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) MEDIANTE LEITURAS E DISCUSSÕES REALIZADAS EM AULA, VISANDO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A EXPERIÊNCIA DOCENTE E O TEMA. O ESTUDO APOIOU-SE NOS POSTULADOS DE SOARES (1998, 2001 E 2004), SASSERON E CARVALHO (2011), LORENZETTI E DELIZOICOV (2001), CHASSOT (2002) TENDO COMO PRESSUPOSTO BUSCAR APROXIMAÇÕES ENTRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A PRÁTICA DOCENTE. AS ANÁLISES FORAM DIRECIONADAS PARA A ATUAÇÃO DE LICENCIANDOS. A METODOLOGIA APROXIMA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, NO FORMATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE VIVENCIADAS POR UMA DAS AUTORAS. FORAM OBJETOS DE ANÁLISES, O DIÁRIO DE CAMPO, BEM COMO AS EXPERIÊNCIAS DOCENTES RELACIONADAS COM PROJETOS DESENVOLVIDOS COM ESTUDANTES DA LICENCIATURA. A PARTIR DOS ESTUDOS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PROPORCIONA UMA COMPREENSÃO DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE UM CIDADÃO CRÍTICO E DESENVOLVE NOS ESTUDANTES, A CAPACIDADE DE SE ENVOLVER EM QUESTÕES QUE REFLETEM OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS DO COTIDIANO. ASSIM, A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ESTÁ RELACIONADA COM A CAPACIDADE DE DESENVOLVER NOS INDIVÍDUOS O PENSAMENTO DE FORMA LÓGICA E CRÍTICA A PARTIR DAS LEITURAS DE MUNDO A FIM DE POSICIONAR COMO UM CIDADÃO TENDO A CONSCIÊNCIA PARA TOMAR DECISÕES RELACIONADAS COM OS ASSUNTOS QUE O CERCA.