A PRÁTICA DO ESTÁGIO DESENVOLVE-SE POR MEIO DAS OBSERVAÇÕES FEITAS PELAS ACADÊMICAS UMA VEZ POR SEMANA. DURANTE AS OBSERVAÇÕES SÃO ESCRITOS OS DIÁRIOS DE CAMPO, A FIM DE RELATAR O COTIDIANO E AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ÂMBITO DA GESTÃO ESCOLAR. A DISCIPLINA EM QUESTÃO COMPLEMENTA AS DEMAIS DISCIPLINAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, A QUAL TEM A FINALIDADE DE COMPREENDER A FORMA COMO SE EFETIVA O TRABALHO DA EQUIPE GESTORA COM A ESCOLA, EQUIPE DOCENTE E TAMBÉM DO COORDENADOR PEDAGÓGICO COM FOCO NO TRABALHO COLETIVO. FOI REALIZADA COMO UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PAPEL DO DIRETOR NA FORMAÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. O ESTÁGIO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, LOCALIZADA EM UM BAIRRO DA PERIFERIA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, QUE ATENDE AOS ALUNOS DESSA COMUNIDADE CONSIDERADA PERIGOSA. PODER ESTAR INSERIDA NA ROTINA DA ESCOLA, PARTICIPAR DE VÁRIOS MOMENTOS COM A GESTORA E A EQUIPE, OBSERVAR O COTIDIANO, AS FORMAS COMO AS DIVERSAS SITUAÇÕES SÃO POR ELAS CONDUZIDAS E CONTORNADAS NOS COLOCA A PAR DE COMO A ESCOLA FUNCIONA EM SUA REALIDADE, DE COMO AS DEMANDAS SOCIAIS INTERFEREM E SE IMPÕEM DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR.