RESUMO
O CIRCO SE CONFIGURA COMO O MAIOR SÍMBOLO DE ITINERÂNCIA DA CONTEMPORANEIDADE, CONSIDERANDO ESSE FATO, OS SUJEITOS INSERIDOS NESSE CONTEXTO ADENTRAM OS MAIS VARIADOS TERRITÓRIOS, ENTRE ELE, O ÂMBITO ESCOLAR. DIANTE DISSO, SURGE A NECESSIDADE DE ANALISAR COMO ESSES GRUPOS SÃO INCLUSOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE, DENTRO DO SEU CONTEXTO CULTURAL A CRIANÇA CIRCENSE TORNA-SE ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE), PARA TANTO, O ARTIGO AO ABORDAR AS QUESTÕES SOBRE A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE ITINERÂNCIA, ESPECIFICAMENTE SOBRE OS ALUNOS CIRCENSES, ABRANGE QUESTÕES COMO, A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFORMAL NO PROCESSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FORMAL; AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A PERSPECTIVA INCLUSIVA; ASSIM COMO, AS GARANTIAS LEGAIS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, RESPALDADAS PELA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA. OS MEIOS UTILIZADOS PARA OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E LEIS. NOS ÚLTIMOS ANOS HOUVERAM AVANÇOS SIGNIFICATIVOS FRENTE ÀS LEIS REFERENTES ÀS NECESSIDADES QUE INTEGRAM ESSES SUJEITOS, OPORTUNIZANDO MATRICULAS MENOS BUROCRÁTICAS, GARANTIDO O ACESSO E PERMANÊNCIA NAS ESCOLAS, ALÉM DE UMA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO EFETIVAMENTE INCLUSIVA, PORÉM OUTRAS MEDIDAS COMO O COMBATE AO PRECONCEITO PRECISAM SER TOMADAS, PARA QUE AS CRIANÇAS CIRCENSES PARTICIPEM DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE FORMA MAIS ABRANGENTE E SIGNIFICATIVA PARA ELAS.