O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) APRESENTA-SE AINDA COMO UM GRANDE DESAFIO PARA AQUELES QUE ESTUDAM O DESENVOLVIMENTO HUMANO. NA ESCOLA, É NECESSÁRIO UM TRABALHO COMPROMETIDO DE TODOS OS ENVOLVIDOS COM A CRIANÇA (PROFESSORES E FAMÍLIA PRINCIPALMENTE). TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, SOB ABORDAGEM QUALITATIVA DESENVOLVIDO POR UMA PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA EM FORMAÇÃO. ESTE TRABALHO APRESENTA COMO PONTO NODAL A APLICAÇÃO DE MODELOS DE INTERVENÇÃO NA ABORDAGEM PEDAGÓGICA E SUAS DIFICULDADES EM UM CASO DE AUTISMO DE UMA CRIANÇA DE 6 ANOS CURSANDO O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS PRINCIPAIS RESULTADOS APONTAM QUE AS ESTRATÉGIAS SE
SE MOSTRARAM SATISFATÓRIAS, CONFIRMANDO A AFINIDADE DA CRIANÇA COM A TECNOLOGIA DIGITAL, HAVENDO NECESSIDADE DE CONTINUIDADE DO ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. O TRABALHO TORNOU EVIDENTE QUE O PSICOPEDAGOGO SE APRESENTA COMO UM PROFISSIONAL CAPACITADO PARA ATUAR EM DIVERSAS ÁREAS, DE FORMA PREVENTIVA E TERAPÊUTICA, A FIM DE COMPREENDER OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO E DAS APRENDIZAGENS HUMANAS, RECORRENDO A VÁRIAS ESTRATÉGIAS OBJETIVANDO INTERVIR NA PROBLEMÁTICA QUE ESTEJA ATRAVANCANDO O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO INDIVÍDUO.